Região da Serra-sede terá vila de ciganos

Compartilhe:
Comunidade cigana aprova a proposta do município de criar um espaço fixo para os acampamentos na cidade. Foto: Divulgação
Comunidade cigana aprova a proposta do município de criar um espaço fixo para os acampamentos na cidade. Foto: Divulgação
Comunidade cigana aprova a proposta do município de criar um espaço fixo para os acampamentos na cidade. Foto: Divulgação

Por Ayanne Karoline

A intenção da Prefeitura de ceder um terreno na região da Serra-sede para os ciganos agrada às famílias beneficiadas, que já esperam ansiosas pela liberação da área. O representante da comunidade cigana, Egino Rios, diz que o projeto vai respeitar as tradições do grupo e incluí-los nas políticas públicas.

A área é de 500 m2 e fica entre bairros Jardim Bela Vista e Divinópolis. E deve atender a 32 famílias ciganas. “Com essa concessão, teremos um local fixo e acesso a serviços básicos, como saúde e educação”, explica. Rios destaca que os ciganos que ficarão naquela área já percorrem a Serra há décadas e nunca saíram do município. Porém, está cada vez mais difícil achar área de “pouso”, para instalar acampamento.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Não temos condição de levar a vida que levávamos no passado, acampando em vários lugares. Agora teremos um local fixo, mas todos são livres para saírem quando quiser”, ressalta.

O projeto é pilotado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. De acordo com o subsecretário da pasta, Marlon Amorim, o processo de liberação da área deve durar pelo menos 70 dias. Será necessária instalação de rede elétrica, que ainda depende de projeto da EDP e aval da concessionária ECO 101 e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que essa rede deve margear a BR 101 a partir da Jardim da Serra.

Já os moradores da região não aprovam a criação da vila. Argumentam que pode haver choque cultural e temem situações de conflito. Os presidentes das associações de moradores de Jardim Bela Vista – Edson Reis, Divinópolis – Rogério Rodrigues e Jardim da Serra – José Alves, reclamam que a prefeitura não ouviu as comunidades sobre o projeto.

 

 

 

 

 

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também