Categories: Arquivo

Reforma de praça e pintura de escola como opção para empresa pagar dívida na Serra

A lei sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos trata da conversão de multas em serviços, obras e materiais. Foto: Divulgação Agência Brasil

Devedores de multas e impostos, como ISS, IPTU e ITBI, poderão negociar com a Prefeitura da Serra e realizar serviços, como reforma de praças, pintura de escolas e realização de exames, por exemplo, como forma de quitar seus débitos.

A lei 4.671, sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos e publicada na sexta-feira (14), no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, traz dois capítulos sobre o tema.

O capítulo XIV trata da conversão de multas em serviços, obras e materiais. O contribuinte que deve multa ao município poderá firmar um termo de compromisso para converter o valor total ou parcial em obras, serviços e materiais, a critério da administração, desde que estes sejam equivalentes ao valor da penalidade atualizada.

Para isso, segundo a lei, será preciso fazer pedido formal ao secretário da pasta à qual está vinculada a multa. Ele vai avaliar a conveniência e indicará que tipo de serviço, obra ou material servirá para a conversão. Enquanto durar o processo, o pagamento da multa ficará suspenso.

Se o pedido for aceito, o devedor deverá assinar um termo de compromisso com metas e obrigações a serem cumpridas. Caso o termo seja descumprido, a conversão será cancelada e uma multa de até 100% do valor atualizado da penalidade será aplicada.

Já o capítulo XIX da lei autoriza o Poder Executivo a negociar compensações e transações com Pessoas Jurídicas que devem impostos e estão inscritas em dívida ativa no município, desde que isso seja de interesse da Fazenda Municipal. Até 100% do débito poderá ser compensado com serviços (que ainda serão definidos em decreto). A parte que não for compensada será cobrada pelo município.

Para realizar a troca, o contribuinte terá de fazer um pedido à Secretaria da Fazenda reconhecendo sua dívida. O valor do débito será corrigido até a data em que for celebrada a transação. As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

6 minutos atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

20 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

20 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás