Nesta segunda-feira (6), os refletores das faixas de areia das orlas de Jacaraípe, Bicanga e Balneário de Carapebus serão desligados. A ação é necessária proteger as tartarugas durante a temporada de desova, que começa em outubro e segue até março de 2026.
Os refletores que iluminam as faixas de areia desses locais ficarão totalmente desligados durante cinco meses. Desta forma, o desligamento é automático às 21 horas, sendo mantida a iluminação do calçadão.
Conforme dados das últimas temporadas, disponíveis no Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (Simba), no município da Serra, a subida das fêmeas às praias para a desova ocorre em maior quantidade a partir da segunda quinzena de outubro.
De acordo com informações da Secretaria de Serviços, as equipes de iluminação pública cumprirão a solicitação dos órgãos ambientais para a preservação desses animais marinhos. “Pedimos a compreensão de toda a população, pois a medida é fundamental para a proteção da desova das tartarugas, e a iluminação artificial pode afetar negativamente o comportamento durante esse processo”, reforça o titular da pasta, Enivaldo Dias.
Com a posterior eclosão dos ninhos, entre 50 e 60 dias após a postura, e a caminhada dos filhotes rumo ao mar, a iluminação artificial traz risco à espécie nesse processo. A luz pode desorientar os filhotes, fazendo com que se afastem do mar e aumentando a mortalidade. Desligar os refletores ajuda a garantir que os filhotes sigam o reflexo natural da lua e das estrelas para chegar ao oceano.
Os refletores serão religados em tempo integral apenas após o término do período de desova das tartarugas, ou seja, após o dia 31 de março de 2026.
Para qualquer dúvida ou informação, basta entrar em contato com o Departamento de Iluminação Pública pelo telefone 0800-000-0717.

