Tarifa do gás canalizado terá redução de 4% no Espírito Santo a partir de novembro

Compartilhe:
gás canalizado
A ARSP homologou, nesta terça-feira (21), a redução de 4% na tarifa média cobrada pela ES Gás pelo gás canalizado. Crédito: Divulgação

O gás canalizado vai ficar mais barato no Espírito Santo. A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) homologou, nesta terça-feira (21), a redução de 4% na tarifa média cobrada pela ES Gás, concessionária responsável pela distribuição do serviço no Estado.

As novas tarifas passam a valer a partir do dia 1º de novembro de 2025 e se aplicam aos segmentos não termoelétricos.

Redução média e composição da tarifa

Segundo a diretora de Gás Canalizado e Energia da ARSP, Débora Niero, a tarifa média passa a ser de R$ 2,4586 por metro cúbico (m³), sem considerar os tributos federais e estaduais (PIS/Cofins e ICMS), que são aplicados conforme a legislação vigente.

A tarifa do gás canalizado é composta por cinco itens principais:

  • Preço da molécula de gás;
  • Valor do transporte até os pontos de recebimento da ES Gás;
  • Parcela de recuperação;
  • Tributos estaduais e federais;
  • Margem de distribuição.

Motivos da redução

De acordo com Débora Niero, a redução tarifária é resultado da queda no custo de aquisição da molécula e do transporte do insumo, previstos nos contratos firmados pela ES Gás.

“O reajuste negativo se deve ao menor custo de aquisição da molécula e do serviço de transporte. Além disso, a parcela de recuperação, calculada conforme metodologia da Resolução ARSP nº 061/2023, contribuiu significativamente para a redução alcançada”, explicou a diretora.

Ela destacou ainda que o reajuste considera outros componentes contratuais e regulatórios da tarifa, sendo aplicado aos usuários cativos, conforme a nova estrutura tarifária aprovada na primeira revisão.

Consulta pública e informações completas

A redução não é linear entre todos os segmentos e classes de usuários, podendo variar conforme o perfil de consumo.

A tabela completa de tarifas por segmento e classe, sem tributos, válida a partir de 1º de novembro de 2025, está disponível no site oficial da ARSP clicando aqui.

No mesmo endereço também é possível consultar o parecer técnico ARSP/DP/GET nº 034/2025, com informações detalhadas sobre o processo de revisão tarifária.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também