Categories: Política

Reajuste vira queda de braço entre servidores e Prefeitura

O projeto de Audifax desagradou a sindicalista Geisa e deixou o vereador Antônio Boy com dúvidas se a proposta vai de fato a plenário durante esta semana. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento 

O projeto de lei de reposição salarial dos servidores anunciado pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB) encontra resistência na Câmara e no funcionalismo. O percentual anunciado, 9,26%, em três parcelas (2% em junho; 3% em novembro e 4% em abril/2016) causou insatisfação.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Serra (Sermus), Oswaldino Marinho, disse que realizará audiência na Câmara da Serra. “Queremos rever o percentual. O aumento também deve ser no auxílio-alimentação”, resumiu.

Do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sindiupes), Eduardo Coelho, disse que os professores não concordam com a proposta. “Não incorpora nem o índice de inflação de 2014, que foi de 6.22%, e nos ofereceu 5%, parcelado e fora da data base, que é maio. Teremos assembleia no próximo dia 19 (terça-feira), em Carapina”, informou.

O projeto atende ainda a reivindicação dos agentes de endemias e de saúde, ao equiparar o salário ao piso nacional, de R$ 1.014.  Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), Geisa Pinheiro, havia um entendimento de negociar um percentual. “Mas fomos surpreendidos com a proposta pelo Executivo, sem que pudéssemos ter uma contra proposta”, disse.

O vereador Antônio Boy (PSB), que é secretário da Mesa, é reticente se a proposta irá ao plenário na próxima sessão, segunda-feira (18). “Teremos uma reunião na segunda-feira, às 13h, com representantes de sindicatos, para conhecer a proposta destes órgãos e, se houver acordo, colocar o projeto em votação”, disse.

O projeto chegou à Câmara da Serra no final da tarde de segunda-feira (11). Nas sessões ocorridas na segunda (11) e na quarta-feira (13) as galerias estavam lotadas de servidores da prefeitura.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Serra, o município está atento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e por isso definiu o reajuste gradativo. Com o percentual de 9,26%, a folha de pagamento sofrerá impacto total de R$ 14.850 milhões até abril de 2016.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

4 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

5 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

5 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

6 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

6 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás