O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, nesta segunda-feira (1º), um reajuste salarial de 8% para professores e agentes de suporte educacional da Rede Pública Estadual que recebem pela modalidade de subsídio. A medida passa a valer já neste mês de setembro e beneficiará cerca de 28 mil profissionais, sendo 18 mil em atividade e outros 10 mil aposentados e pensionistas.
Segundo o governo, o reajuste representa um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões ainda em 2025, com impacto financeiro anual estimado em R$ 130 milhões aos cofres públicos.
Valorização dos professores e outros profissionais da Educação
Ao anunciar a medida, o governador Renato Casagrande destacou que o reajuste reforça a política estadual de valorização dos profissionais da educação.
“Esses profissionais são a base da transformação social, e o nosso compromisso é garantir que se sintam reconhecidos e motivados. Esse reajuste é um passo importante dentro da nossa política de valorização do magistério, que tem como objetivo fortalecer a educação pública e oferecer melhores condições para quem se dedica a ensinar”, afirmou o governador ao Portal Tempo Novo.
Leia também
Impacto para ativos, aposentados e pensionistas
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, explicou que a decisão busca não apenas melhorar a remuneração dos profissionais em sala de aula, mas também valorizar aposentados e pensionistas que dedicaram suas carreiras à educação capixaba.
“Quando valorizamos os professores, estamos investindo também na qualidade da educação que chega até os nossos estudantes. Esse reajuste contempla ativos, aposentados e pensionistas, reconhecendo o papel fundamental de todos que já contribuíram ou continuam contribuindo para o desenvolvimento da nossa rede”, ressaltou o secretário.
A medida, segundo a Sedu, tem como objetivo proporcionar melhores condições de vida aos servidores e, ao mesmo tempo, mais tranquilidade para que possam se dedicar ao ensino. O reajuste será incorporado automaticamente nos vencimentos, contemplando todos os beneficiados já na folha de pagamento deste mês.

