
Moradores de Parque Residencial Laranjeiras denunciaram, nesta semana, que diversos ratos têm infestado as ruas do bairro e até invadido casas de moradores, na Serra.
Um morador da rua Álvares Cabral, que prefere não se identificar, conta que após o período de chuvas na última semana de fevereiro, ratos começaram aparecer nas ruas e residências da região. A preocupação principal, segundo o entrevistado, são as doenças, como leptospirose que o animal pode trazer.
Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, a Prefeitura da Serra aponta, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, que em situações de infestação de pragas é preciso abrir um chamado para que a equipe especializada seja enviada ao local.
Ainda conforme a prefeitura, uma equipe de Pragas Urbanas foi enviada ao local para realizar a desratização da rua. A Vigilância Ambiental em Saúde destaca que possui um cronograma e realiza a desratização de todos os bairros da Serra, ressaltando que também esteve na região em janeiro deste ano.
Infestação de mosquitos também preocupa bairro da Serra
A dona de casa, Sirenusa Sonegheti, conta que moradores da região também tem enfrentado aumento na quantidade de mosquitos. “Parece que tem data marcada é só chegar em fevereiro, março e abril que o surto de dengue na região começa. Eu mesma já fui acometida três vezes com a doença, sempre em abril”.
Para enfrentar a infestação, a dona de casa precisou recorrer aos serviços de dedetização particular. “De tempos em tempos chamo uma empresa para realizar a dedetização da casa, porque às vezes a realizada nas ruas pela prefeitura, por si só não adianta”.
Secretaria de Saúde da Serra explica o que são pragas urbanas
A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) explica que pragas urbanas são espécies de insetos e animais que invadem o ambiente das cidades e provocam danos à saúde, podendo picar, morder, contaminar e estragar alimentos e objetos em geral. As três espécies mais encontradas na área urbana são os ratos, baratas e pombos.
De acordo com a secretaria, quando transmitem doenças, eles são considerados vetores, como o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika e chikungunha. “O rato também é considerado um vetor, pois transmite a leptospirose, doença que, assim como a dengue, pode levar o paciente a óbito”.
Devido as altas temperaturas, tradicionais do Verão, as pragas urbanas, como baratas, pombos, moscas e ratos se proliferam e migram para zonas urbanas em busca de alimento e abrigo.
Dicas
Para prevenir o deslocamento e a reprodução das pragas, o morador pode ajudar com algumas ações importantes, como:
- não amontoar lixo ou materiais em desuso;
- não colocar lixo na rua fora dos dias e horários do carro de coleta;
- manter alimentos em locais fechados;
- sempre limpar os locais onde são armazenados os alimentos, como armários de cozinha, por exemplo;
- manter o quintal limpo.
Contato
Caso o morador queira informações ou orientações sobre essas pragas, basta ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde, no telefone 3281-2056, e obter informações no Departamento de Pragas Urbanas.

