Os motoristas que trafegam diariamente pelo trecho urbano da BR-101 na Serra precisam ficar atentos a mudanças importantes. Os 25 radares hoje instalados ao longo da rodovia serão retirados pela concessionária Ecovias Capixaba. Isso porque, com o Contorno do Mestre Álvaro, o atual traçado da BR-101 deixará de ser federal e passará a ser administrado pela Prefeitura da Serra, transformando-se na futura Avenida Mestre Álvaro.
Atualmente, a Ecovias Capixaba é responsável pela operação, fiscalização e manutenção do trecho que vai do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Chapada Grande, até a entrada do condomínio Alphaville, no Contorno de Vitória. São aproximadamente 30 km de extensão, onde está concentrado um dos maiores fluxos de veículos do Espírito Santo.
Com a municipalização, caberá à Prefeitura da Serra definir como será feita a gestão desse novo eixo viário. Isso inclui:
- Atendimento a acidentes e ocorrências de trânsito;
- Controle do tráfego;
- Instalação e manutenção de radares;
- Definição sobre a permanência ou não de equipamentos de fiscalização eletrônica.
Destino dos radares atuais
Segundo a Ecovias Capixaba, os 25 radares instalados nesse trecho serão retirados e remanejados para o Contorno do Mestre Álvaro e outros pontos da BR-101.
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“Nós temos 25 radares dentro do município da Serra nesse trecho que vai ser municipalizado. Nessa transição, estamos em diálogo com a Prefeitura para que ela tenha tempo de abrir uma licitação e instalar equipamentos próprios, enquanto migramos os atuais para outras áreas da rodovia”, explicou o diretor-superintendente da Ecovias, Roberto Amorim.
Ele também destacou que não há previsão de aumento no número de radares, apenas de redistribuição.
Trecho de alto risco
De acordo com Amorim, a maior preocupação está nos trechos urbanos, onde há concorrência entre veículos leves, pesados, motociclistas e pedestres. As estatísticas da Polícia Rodoviária Federal mostram que o trecho da Serra está entre os que registram mais acidentes do país, justificando a presença intensa de fiscalização eletrônica até hoje.
“O trecho urbano da Serra hoje é um dos mais críticos do Brasil em termos de acidentes. Por isso, a quantidade de radares sempre foi elevada, chegando a cerca de 25 equipamentos nesse segmento que agora será municipalizado”, disse.
Ele também ressaltou que os valores arrecadados pelas multas não ficam com a concessionária: “Essa arrecadação é do poder público. Nós custeamos a operação dos equipamentos, mas não arrecadamos com eles”.
Prazo para municipalização da BR-101 na Serra
A Ecovias Capixaba informou que, até o momento, não existe previsão de data para devolução do trecho urbano da BR-101 no município da Serra. Disse ainda que estão em andamento com o DNIT as tratativas para formalização do termo de arrolamento e reversão de bens (documento que devolve a titularidade ao órgão).
A Ecovias ainda confirmou que quando o segmento não fizer mais parte dos bens da concessão e o Contorno do Mestre Álvaro passar a integrar o trecho administrado, os 25 radares atualmente instalados no trecho serão realocados na rodovia, tanto no contorno quanto em outros pontos, de acordo com os estudos que ainda estão sendo realizados.
E a Prefeitura da Serra?
A Prefeitura da Serra informou que vem discutindo há meses como será a administração da futura Avenida Mestre Álvaro, em conjunto com a Ecovias Capixaba e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O Portal Tempo Novo apurou que, até o momento, não há definição sobre os radares: ainda será decidido se haverá licitação para a instalação de novos equipamentos ou se o município adotará outras formas de fiscalização e controle do tráfego.

