Política

R$ 110 mil: Suspeita de fraude em cancelamento de multa da Arcelor será investigada na Câmara

O vereador Anderson Muniz se pronunciou na Câmara sobre o tema. ele cobra investigação do caso. Foto: divulgação.

A anulação de uma multa de R$ 110 mil que havia sido aplicada pelo município contra a ArcelorMittal Tubarão por jogar esgoto em área de preservação gerou reação na Câmara da Serra. Na sessão desta quarta-feira (17) o vereador Anderson Muniz (PODE) levantou dúvidas sobre a legalidade da anulação da multa e defendeu a apuração do caso.

A multa havia sido aplicada em julho de 2019 por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). E foi anulada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdemas) em dezembro do ano passado após a empresa recorrer. Anderson, que é morador e tem seu reduto eleitoral em Praia de Carapebus, bairro vizinho à planta da siderúrgica, apresentou documentos que apontam suposto favorecimento à ArcelorMittal.

“No dia 26 de agosto (de 2019) a empresa recebeu a autuação por AR (Correspondência). E ela tinha até trinta dias para apresentar defesa, é o que a lei prevê. O Código Municipal de Meio Ambiente diz que a impugnação do auto deve ser apresentada nesse prazo no protocolo geral. Porém o auto de impugnação está com data de 04 de outubro. Mas na defesa alguém corrigiu para 25/09, que era o prazo para a defesa tempestiva. Mas não foi isto que aconteceu. Tem apenas uma assinatura, sem rubrica. Ora, se o auto foi apresentado em 04/10 como seria (a defesa) tempestiva?”, questionou o vereador.

Anderson afirmou ainda que a Junta Administrativa de Recursos havia decido pela manutenção da multa. E que o próprio representante da Procuradoria Municipal no Comdemas também votou por sustentar a punição à ArcelorMittal.

Após a fala de Anderson e a apresentação dos documentos, outros vereadores também defenderam investigação do caso. O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (PRTB), disse que com a negativa da Junta de Recursos Administrativos à anulação da multa, o processo não deveria sequer ter ido ao Comdemas. Rodrigo disse que tem de convocar a secretária de Meio Ambiente da época, que era Áurea Galvão, do porque de isto ter acontecido.

Já a vereadora Elcimara Loureiro (PP) defendeu que também sejam convocados os membros da Junta de Recursos Administrativos. Por sua vez, a vereadora Raphaela Moares (REDE) ponderou que já viu ocorrer diferença entre a data em que um documento é protocolizado e a data que fica marcada nele em função do grande volume de documentos.

O vereador Igor Elson (PODE) foi outro que se manifestou sobre o caso. “Vi prova de intempestividade. Não há assinatura (de funcionário público na defesa supostamente protocolizada em 25/09). O procurador do município votou pela manutenção da multa. A Procuradoria da Câmara pode analisar isso para ver se houve a intempestividade do prazo”, sugeriu.

Saiba mais sobre a polêmica envolvendo o caso nesta outra reportagem publicada por Tempo Novo.

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (19) a Prefeitura da Serra negou que haja irregularidade no processo que anulou a multa da ArcelorMittal Tubarão. Veja a íntegra:

A Procuradoria-Geral da Serra informa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente analisou o recurso administrativo da ArcelorMittal Brasil SA em face do auto de infração nº. 8271798/2019, interposto dentro do prazo. Portanto, foi dado prosseguimento ao devido processo legal.

Já a ArcelorMittal Tubarão não se posicionou.

Esta reportagem foi atualizada às 21h e 08 desta sexta-feira (19).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

14 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

1 hora atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

2 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás