
Neste sábado (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e o município da Serra disponibiliza aos pacientes que querem parar de fumar o Programa de Combate ao Tabagismo.
O morador interessado em participar, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se inscrever no programa antitabagismo.
Em 2014, o município formou 13 grupos, com 16 pacientes cada, totalizando 208 pacientes que pretendiam parar de fumar. Deste total, cerca de 80% abandonaram o hábito de fumar. Esse ano, já foram formados 20 grupos.
O tratamento é oferecido gratuitamente nas Unidades Regionais de Saúde de Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Boa Vista, Serra-Sede e Serra Dourada, e na Unidade Básica de Saúde de Jardim Carapina.
Leia também
Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades Regionais de Saúde (URS) estão aptas a receberem os usuários para realização do diagnóstico de dependência em nicotina. Psicólogos e assistentes sociais fazem o pré-diagnóstico.
Na consulta, o paciente realiza o teste de Fagerstrom, que consiste em responder um questionário. A partir desta avaliação, a pessoa é inserida ou não no grupo. Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma entrevista com um assistente social e uma avaliação médica, para verificar o nível de dependência.
Os grupos em acompanhamento se reúnem semanalmente e o tratamento pode durar até três meses, dependendo do grau de dependência química. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, médico, psicólogo e dentista.
O usuário tem acesso ainda a medicamentos que auxiliam no período de adaptação sem o cigarro, como adesivos de reposição de nicotina, goma de mascar e comprimido, que age no controle da ansiedade.

