Quem invadir propriedade no ES não poderá mais receber ‘Bolsa Família’ capixaba, propõe Vandinho

Compartilhe:
Vandinho deputado
Vandinho Leite preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, que é responsável pela realização da Blitz do Consumidor que oferta entre outros serviços a emissão de 1ª e 2ª via de identidade. Crédito: Divulgação/Lucas S. Costa
Bolsa Família Vandinho
O projeto de lei é do deputado estadual Vandinho Leite. Crédito: Divulgação

O deputado estadual Vandinho Leite, elaborou um projeto de lei de nº 199/2023 que visa estabelecer sanções para ocupantes ilegais e invasores de propriedades particulares rurais e urbanas no estado. A proposta tem como objetivo proteger o direito à propriedade privada e desencorajar a ocupação ilegal de terras, além de promover políticas públicas de acesso à moradia e habitação.

O projeto de lei proíbe a participação desses ocupantes ilegais em programas sociais, como o Bolsa Capixaba, que é uma espécie de Bolsa Família do Governo do Estado do Espírito Santo, além de outras sanções tais como concursos públicos e nomeações para cargos em comissão, licitações públicas, contratos de gestão, termos de parceria, termos de colaboração, termos de fomento, acordos de cooperação e outros instrumentos jurídicos congêneres no âmbito do Estado do Espírito Santo.

De acordo com a justificativa do projeto, ocupações ilegais e invasões de terra prejudicam a produtividade, o fomento à moradia e impedem o cumprimento das exigências legais por parte dos proprietários. O deputado ressalta que o direito fundamental à propriedade, garantido pela Constituição Federal, não pode ser tolhido por meios e formas ilegais.

+ PRF recupera em flagrante duas caminhonetes do golpe do OLX na Serra

A proposta defende a proteção do setor agrícola e pecuário, enfatizando que o desenvolvimento desses setores não pode ser penalizado pela alegada necessidade do processo de reforma agrária. Além disso, o projeto de lei busca proteger a propriedade privada em áreas urbanas contra invasões por grupos de movimentos sociais.

Vandinho Leite argumenta que políticas públicas de acesso à moradia e habitação precisam ser implementadas pelo Poder Executivo Estadual para enfrentar as desigualdades sociais que afligem a população brasileira. A aplicação de sanções aos ocupantes ilegais e invasores de propriedades, segundo o deputado, contribui para a defesa de interesses legítimos frente a ameaças depredatórias ou depredação em propriedades privadas.

O projeto de lei, apoiado pelo princípio da igualdade por meio da equidade, aguarda a análise e aprovação dos parlamentares estaduais.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também