Categories: Arquivo

Quem compartilha notícias falsas pode estar cometendo crime, alerta advogada

Simone, de Residencial Tubarão, diz que procura saber se as fontes de informação são seguras antes de compartilhar notícias. Foto: Gabriel Almeida

Notícias falsas e boatos estão há tempo presentes no cotidiano de quem usa a internet, mas durante este período eleitoral as chamadas fake news se espalharam de forma avassaladora. Tanto que saber o que é fato, boato ou meia verdade se tornou um desafio. Mas é preciso encarar, até porque quem espalha mentira pode estar cometendo crime. E o melhor caminho é verificar a fonte e sua credibilidade como veículo de informação. 

A advogada Vanessa Santos explicou que atualmente não existe uma legislação específica sobre fake news, mas a pessoa que publica esse tipo de boato pode ser enquadrada no código penal que trata de injúria, difamação e calúnia. A advogada ainda disse que a responsabilidade de divulgação de notícias falsas é de todos que publicam.

“No Brasil não temos legislação especifica sobre o fake News. O que se utiliza é o Código Penal que trata de injúria, difamação e calúnia; o código eleitoral que prevê penalidades de informações inverídicas e a Lei de Segurança Nacional que estabelece punições a quem difundir boatos que causem pânico a população”, explicou Vanessa Santos.

Vanessa ainda disse que é bom verificar os sites que publicam notícias. “A responsabilidade sobre a divulgação de publicações de notícias falsas nas redes sociais é de todos. Por isso a denúncia é primordial. Eu particularmente sempre verifico os sites que publicam notícias que possuem chamadas apelativas e de grande discrepância. Por isso sempre antes de republicar algumas noticias leio e verifico a origem”, disse.

A internauta Luciene Moura de Valparaíso é uma das que sempre verificam a informação antes de compartilhar. “Procuro sempre saber se as fontes são seguras e se as informações procedem. Eu nunca compartilhei um fake news, pois tenho muito zelo quanto a isso devido ter participado até de palestras onde conversamos e aprendemos sobre o assunto”, conta.

Outra internauta que também toma bastante cuidado para não espalhar notícias falsas é a Simone Avelina de Parque Residencial Tubarão. Ela alertou que verificar de a procedência da informação é de extrema importância. “Hoje em dia as redes sociais estão tomadas por notícias falsas e sempre tomo bastante cuidado para não compartilhar algo fácil. Além de processos já fiquei sabendo de casos que levaram pessoas até a morte simplesmente por um boato na internet. Temos que ter cuidado”, afirma.

Apenas 8% de imagens em grupos são verdadeiras, diz pesquisa

Um levantamento realizado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Unidade de São Paulo e pela agência de checagem de fatos Lupa em 357 grupos de WhatsApp encontrou entre as imagens mais compartilhadas apenas 8% podendo ser classificadas como verdadeiras.

O estudo analisou conteúdos enviados entre os dias 16 de setembro de 7 de outubro, ou seja, em boa parte do 1º turno das eleições deste ano. A amostra trouxe 347 grupos monitorados pelo projeto Eleição sem Fake, da UFMG. Os resultados, portanto, não podem ser generalizados. Mas trazem indícios importantes para a compreensão deste fenômeno. Ao todo, eles reuniram mais de 18 mil usuários. No período, circularam 846 mil mensagens, entre textos, vídeos, imagens e links externos.

Das 50 imagens mais compartilhadas nos grupos checadas pela agência Lupa, considerando foto e texto, apenas quatro foram consideradas verdadeiras.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás