Queijista da Serra foi jurada no maior concurso de queijos artesanais do país

Compartilhe:
Queijista capixaba Daniele Freitas. Crédito: Acervo Pessoal
Queijista capixaba Daniele Freitas. Crédito: Acervo Pessoal

A produção de queijo artesanal do Espírito Santo ganhou destaque nacional com a participação da queijista capixaba Daniele Freitas como jurada no VII Prêmio Queijo Brasil 2025, considerado o maior concurso do setor no país. Idealizadora do empório Don Avelino, localizado em Serra (ES), Daniele integrou o time de mais de 140 especialistas responsáveis por avaliar os 2.291 produtos inscritos na competição.

O concurso foi realizado entre os dias 8 e 10 de julho, durante o Festival Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau (SC). Os jurados — entre queijistas, chefs, técnicos e jornalistas gastronômicos — analisaram queijos, doces de leite e manteigas com base em critérios técnicos como aparência, aroma, textura, sabor e fidelidade ao estilo.

“Foi uma experiência enriquecedora fazer parte deste júri ao lado de tantos profissionais apaixonados pelo queijo artesanal brasileiro. Representar a Serra e nosso estado em um evento dessa magnitude é uma honra”, afirmou Daniele.

Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o Espírito Santo também se destacou entre os premiados. Queijarias como Fazenda Canaã (Afonso Cláudio), Calvi Laticínios (Cachoeiro de Itapemirim), Sítio Hollunder (Marechal Floriano), Queijaria Pedrazul (Domingos Martins), além da Vila Veneto e Queijaria Giacomin (João Neiva), receberam reconhecimento nacional.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também