Que venha 2016

Compartilhe:

 

Por Audifax Barcelos

O ano de 2015 foi de grandes desafios. Mesmo assim conseguimos avançar. A Serra, como outros municípios, precisou ajustar suas contas cortando R$ 26 milhões em gastos e desburocratizando a máquina para atrair novos investimentos.

Simplificamos a aprovação de projetos na área da construção civil, implantamos o sistema eletrônico de Alvará e de Viabilidade para novos empreendimentos. Ampliamos o tempo de validade do alvará passando de um ano para três anos. Criamos o Programa Desenvolve Mais Serra que prevê descontos de até 100% em tributos e de até 50% nas taxas de licença e autorizações para investimentos em negócios.

Investimos cerca de R$ 200 milhões este ano, aproximadamente 25% de tudo o que foi arrecadado. Uma marca que nos põe em destaque no ES e no país.  Estamos construindo 14 novos Centros de Educação Infantil (Cmei), sendo que quatro já foram concluídos e dois já estão em funcionamento. Três novas escolas de ensino fundamental (Barcelona, Central Carapina e Serra Sede) também entrarão em funcionamento em 2016.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na área da saúde, conseguimos alcançar um feito histórico: a redução do índice da mortalidade infantil que caiu de 11,85, em 2013, para 9,34, em 2014, queda de 20 %.  Esse índice se manteve em 2015. Entregamos as Novas Unidades de Saúde em Nova Carapina II e São Marcos e estamos construindo mais uma UPA  na cidade, desta vez em  Portal de Jacaraípe e será entregue em 2016.

Como incentivo ao turismo entregamos a nova Praça Encontro das Águas em Jacaraípe, um cartão postal da Serra. Estamos concluindo a dragagem e urbanização do Rio Jacaraípe, que vai prevenir enchentes e será mais um local de lazer para moradores e turistas.

Em 2016 vamos entregar mil unidades habitacionais em Ourimar e Vila Nova de Colares para famílias que estão no aluguel social, pois viviam em áreas de risco e/ou preservação, ou que perderam suas casas por conta das chuvas de 2013 e 2014. Estamos fazendo a regularização fundiária em vários bairros com a meta de beneficiar cerca de 20 mil pessoas até o fim de 2016.

Os resultados até aqui alcançados nos orgulha, pois os desafios foram potencializados pela crise econômica do país, nos deixando sem recursos financeiros.  Fomos em frente e fizemos muito com os nossos próprios recursos, sabemos que ainda há muito o que fazer.  Com planejamento e gestão é possível alcançar a Serra que queremos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também