Quase uma década de reggae com a Raiz Nativa

Compartilhe:
A banda Raiz Nativa é de Manguinhos e tem oito anos de estrada. Foto: Divulgação
A banda Raiz Nativa é de Manguinhos e tem oito anos de estrada. Foto: Divulgação
A banda Raiz Nativa é de Manguinhos e tem oito anos de estrada. Foto: Divulgação

Oito anos de história e batalhas. A banda Raiz Nativa, de Manguinhos, vem levando reggae raiz há quase uma década para os amantes do ritmo no Estado.

A banda surgiu de uma reunião de amigos, apaixonados pela música e pelo reggae em Manguinhos. O nome veio pelo fato dos integrantes serem nativos da bucólica vila de pescados e também por conta das influências vindas do congo, estilo musical nativo da região.

Com a formação atual já são dois anos de estrada. Com Aloízio Mozzer, nos teclados; Daniel Lofêgo, na guitarra base; David Filadelfe, no baixo; João Paulo Duarte, nos vocais; Junior dos Santos; na percussão; Pedro Paulo Calmon, na bateria e Thallys Cerqueira, na guitarra solo, os serranos vem procurando alcançar seu espaço no cenário musical capixaba.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No palco, os meninos de Manguinhos mandam ver nas diversas vertentes do reggae como o ragamurf, dub style, Ska e o roots – tendo como sua principal influência o reggae raiz.

Grandes nomes como Bob Marley, Rebelution, Dezarie, Steel Pulse, The Beautiful Girl, O Rappa, Cidade Negra, Mato Seco, entre outras bandas de rock, samba e MPB são as influências dos músicos serranos.

No repertório além de covers, o Raiz Nativa busca levar composições próprias e algumas já conhecidas pelo público capixaba como Ilusão, Novo Amanhã e Tempestade.

Os serranos já se apresentaram em diversos lugares e casas do Estado, dividindo palco com algumas bandas conhecidas, como Macucos, Planta e Raiz, Ponto de Equilíbrio, Toni Garrido e Cidade Negra. Recentemente participaram do 1º Festival de Reggae em Itaúnas.

Futuro

O Raiz Nativa trabalha no momento com seu CD de demonstração que contém quatro faixas. Mas, o objetivo mesmo, é lançar um disco com doze faixas já em 2016.

Quem não conhece o trabalho da banda e quer conhecer uma oportunidade será no dia 31 deste mês, quando os músicos vão se apresentar no projeto Reggae a Villa que contará com a presença de outras bandas e acontecerá em Manguinhos, a partir das 20h.

Dia 07 e 08 de novembro, eles estarão no evento 29 mil. Um projeto que reunirá bandas autorais, que ocorrerá na Mega Troops em Vila velha.

Contato para shows podem ser feitos pelo email contatoraiznativa@outlook.com ou pelos telefones 997 148 968 (João Paulo) e 996 093 803(Náthali).

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também