Quase cinquentão, Civit I ainda tem áreas vazias

Compartilhe:
Polo é o pioneiro na industrialização da Serra e fica entre os bairros Barcelona, Maringá , Porto Canoa e a lagoa Jacuném. Foto: Divulgação
POLO é o pioneiro na industrialização da Serra e fica entre os bairros Barcelona, Maringá , Porto Canoa e a lagoa Jacuném. Foto: Divulgação
POLO é o pioneiro na industrialização da Serra e fica entre os bairros Barcelona, Maringá , Porto Canoa e a lagoa Jacuném. Foto: Divulgação

Por Ayanne Karoline

Fundado há 46 anos, o polo industrial do Civit I ainda tem áreas vazias.  Isso porque existem alguns lotes que ainda não foram ocupados, apesar de todas as áreas disponíveis já terem sido comercializadas. É que algumas estão com ações  na Justiça para retomada, por inadimplência técnica e/ou financeira.

“Precisamos esperar a sentença favorável para que  essas áreas voltem para a Suppin (Superintendência de Polarização de Projetos Industriais) para somente depois serem vendidas”, afirmou a gerente de Comercialização da Suppin, Maria Emília Braun. Por dependerem de sentenças judiciais, Maria Emília não deu previsão de quando essas áreas estarão disponíveis para outros interessados.

A Suppin não informou o número exato de empresas em funcionamento no Civit I, que fica localizado próximo aos bairros Barcelona, Porto Canoa e Maringá, às margens da lagoa Jacuném. Mas o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli, adiantou que 30% dos 12 mil empregos gerados em atividade industrial no município estão neste polo, o que dá 3,6 mil vagas de trabalho.

Com um conceito de bairro industrial e, aliado às proximidades de grandes complexos industriais, como o de Tubarão e ArcelorMittal, o Civit se tornou grande oportunidade para os fornecedores de bens e serviços. Entre as atividades desenvolvidas no polo, a maioria é proveniente de indústrias de mármores e granitos, químicas e abrasivos, engenharias e montagens, plásticos e espumas, metal mecânica, transportes e serviços.

“O  polo  Civit I é o mais estratégico do ponto de vista empresarial  em nossa região, pelo seu histórico e por ali ter sido iniciado o maior projeto de ocupação industrial organizada em uma área que serviu como atrativo para centenas de empreendimentos, que foram e ainda são importantes dentro do contexto do desenvolvimento  sustentável  da Serra”, destaca o presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Antônio Geraldo de Lima.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também