
Thiago Albuquerque
De janeiro a maio 127 pessoas foram assassinadas na Serra. Dessas, dez mulheres e 117 homens. Mesmo com a expressiva média de 0,8 homicídios por dia houve redução de 17% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 154 pessoas foram vítimas de homicídio no município.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), revelam que só no último mês de maio a violência vitimou 25 pessoas na cidade, sendo 22 homens e três mulheres. Em relação ao mês de abril, que teve 19 mortos, o acréscimo foi de 31%.
Quando comparados os números da cidade com as suas vizinhas da Grande Vitória, fica evidente o quanto o problema na Serra é mais agudo. Enquanto 25 vidas foram arrancadas de forma violenta na Serra em maio, Vila Velha contabilizou 19 casos; Cariacica e Guarapari seis; e a capital Vitória três.
Leia também
E fechando a lista da Grande Vitória, Viana e Fundão registraram morte cada. Isto significa que 40% dos assassinatos da região metropolitana durante o mês das noivas aconteceu na Serra. Em relação a todo o ES, que tem 78 municípios, a cidade concentrou 25% dos 98 homicídios de maio registrados em território capixaba.
Já no recorte dos cinco primeiros meses, 568 pessoas foram assassinadas no período, sendo que a Serra contribui com 20% dos casos dessa estatística.