Categories: Arquivo

Quase 10 mil farão Enem com atraso na Serra

NESTE sábado (3) e domingo (4), estudantes que perderam a prova por conta das ocupações nas escolas irão fazer o exame. Foto: Divulgação Agência Brasil

Thiago Albuquerque

Neste sábado (03) e domingo (04) tem prova de novo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação é para os estudantes que perderam a prova nas datas anteriores (05 e 06 de novembro), por conta das ocupações das escolas públicas por alunos e outros manifestantes contrários ao Projeto de Emenda Constitucional que limita gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos.

Na Serra, há 9.455 alunos inscritos, o que representa 40% dos alunos em todo o ES que terão que fazer a prova agora. Além do Serra, que terá 10 pontos de aplicação, Aracruz, Cariacica, Colatina, São Mateus, Viana, Vila Velha e Vitória também terão locais de aplicação de prova. 

Até o fechamento desta edição, às 17h da última quinta-feira (01), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entidade responsável pela aplicação do Enem, não havia divulgado os locais de prova na Serra e nos demais municípios capixabas. Para saber onde fará o exame, o candidato terá que entrar na página do participante no site do MEC, usando o login e a senha.

Para o professor Renato Ribeiro, do pré-Enem do Projeto SER, a apreensão do adiamento do exame foi compensada pelo maior tempo para estudar. “Os alunos estão muito apreensivos desde o adiamento da prova. Mas estão aproveitando o tempo maior para estudar, para se reforçar nas matérias que tinham mais dificuldade”, conta.

O estudante Renan Ramos reconhece que a situação é complicada. “Parece que o foco diminuiu. É uma sensação diferente do que fazer na data convencional. Me sinto prejudicado, mas preciso focar na prova e fazer um bom resultado”, resume. 

Tags: EnemSerra ES
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás