Quarta tem vacinação contra hepatite B na Serra

Compartilhe:
Serra oferece vacina contra a doença até durante os sábados. Foto: Agência Brasil
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da Serra. Foto: Agência Brasil

Nesta semana está sendo realizado em todo o Brasil o ‘Julho Amarelo – que tem como foco chamar a atenção da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais B E C. Na Serra, as atividades incluem o Dia D de vacinação, além de realização de testes rápidos.

O Dia D de vacinação contra hepatite B acontece na próxima quarta-feira (03) em todas as unidades de saúde da Serra. Basta levar o Cartão de Vacinação, documento com foto e o Cartão SUS, quem tiver. Qualquer pessoa pode se vacinar. Vale destacar que não existe vacina contra hepatite C.

Na quinta-feira (11), os profissionais da área se reúnem para participar do IV Fórum Municipal de Hepatites Virais B e C. O evento será realizado das 13 às 17 horas, no auditório da Unidade Regional de Saúde de Boa Vista.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico das equipes de nível médio e fundamental da Secretaria de Saúde da Serra, com foco nos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem.

Testes Rápidos

Para alcançar um número maior de pacientes, serão ofertados testes rápidos de hepatites B e C em locais de grande circulação de pessoas. No dia 18 de julho, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no Pró-Cidadão. No dia 26 de julho, estará no bairro Parque Residencial Laranjeiras. Em ambos os casos, as ações acontecem das 8 às 11h. O objetivo do teste rápido é obter um diagnóstico precoce.

Vírus

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho.

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas – seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

De acordo com a prefeitura, o município disponibiliza a vacina para hepatite B em todas as unidades de saúde, além de preservativos e testes rápidos, que também podem ser encontrados no CTA. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também