Quarentena | Dicas para brincar e estudar em casa com as crianças

Compartilhe:
Angelo Rafael com a filha Ana Luiza: fazer bolo e outras delícias ajudam a passar o tempo. Foto: Ana Paula Bonelli
Angelo Rafael com a filha Ana Luiza: fazer bolo e outras delícias ajudam a passar o tempo. Foto: Ana Paula Bonelli

Muitos pais e mães vão ter que usar a criatividade para equilibrar seus afazeres e manter seus filhos entretidos em casa durante o tempo em que as aulas estão suspensas, por causa do novo coronavírus (Covid-19).

A Prefeitura da Serra está com suas escolas e creches fechadas, para evitar aglomerações, seguindo as recomendações das autoridades. Mas, com boas ideias e criatividade, esse período de reclusão pode se tornar menos estressante para todos.

Algumas dicas são brincadeiras como pintura com tinta guache em papel ou tela, caça ao tesouro (a brincadeira fica mais interessante se tiver um tempo determinado para cumprir a tarefa), contação e invenção de histórias, mestre-cuca(vá para a cozinha e deixe a criança te ajudar a mexer na massa e colocar os ingredientes na travessa), boca de palhaço (arrume uma caixa de papelão e a decore do jeito que o pequeno preferir), brincadeiras com bola no quintal, bolinha de papel para acertar um alvo, bambolê, desenhar sobre os versos de um poema,  pique-esconde, mímica, estátua e brincadeirade bexiga com água no quintal.

+ Coronavírus | Pais usam criatividade para entreter crianças que estão de recesso na escola

Outra dica é a escolinha, onde as crianças podem revisar os conteúdos de aula já dados, refazer exercícios e anotar dúvidas, se tiverem.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que isolamento não significa férias”, ressaltou a subsecretária pedagógica da Secretaria de Educação da Serra, Elizângela Fraga.

“Aglomerações devem ser evitadas, por isso, converse com seu filho e explique a situação. Mostre para ele que é possível se divertir dentro de casa, pois frequentar espaços comuns fechados ou cheios de gente, como parquinhos, praias e lan houses, pode ser tão arriscado quanto continuar indo para a escola”, destacou a pedagoga e subsecretária.

Elizângela lembrou que esta é uma situação passageira e que as coisas voltarão ao normal daqui a algum tempo. “Por isso, é importante que toda comunidade escolar tenha paciência e faça um esforço conjunto para o bem da comunidade. Vamos todos vencer esse vírus”.

– Brincadeira de bexiga com água no quintal

– Escolinha: brincando de escolinha, as crianças podem revisar os conteúdos de aul

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também