
Comendo pelas bordas enquanto demais siglas faziam estardalhaços, a Federação PSDB/Cidadania chega nos momentos finais para definição das coligações partidárias, como os queridinhos entre os pré-candidatos a governador. E com isso, os partidos se valorizam para uma eleição, da qual eles consideram “em total estado de indefinição”.
Na tarde desta terça-feira (05), a Federação, reuniu-se para definir as diretrizes que serão a base para as negociações visando à coligação com demais siglas para as eleições em território capixaba. Foram estabelecidos 8 critérios que são a porta de entrada para que avance qualquer diálogo daqui em diante.
PSDB/Cidadania conseguiu montar uma chapa forte e estruturada, com pré-candidatos em fartura para quaisquer cargos em disputa, e é isso que está em jogo para a eleição, uma vez que a Federação pode dar estrutura partidária para alavancar e consolidar efetivamente a candidatura de um dos cinco nomes litados, pelo próprio PSDB/Cidadania: Renato Casagrande (PSB), Erick Musso (Republicanos), Audifax Barcelos (Rede), Guerino Zanon (PSD) e Felipe Rigoni (União Brasil).
À frente da reunião que sacramentou as diretrizes, estiveram os deputados estaduais Vandinho Leite e Fabrício Gandini, presidentes estaduais do PSDB e Cidadania, respectivamente.
“Sob o nosso guarda-chuva partidário, temos uma enorme quantidade e qualidade de lideranças políticas de vários segmentos, com mandato ou não, unidos e alinhados, vamos definir os rumos da Federação dentro dos próximos dias e com total independência, visto que nenhum pretenso candidato a governador participou com qualquer tipo de auxílio na montagem de chapas e nas filiações. Vamos avaliar todos os projetos e planos de governo e definir com quem vamos coligar”, disse Vandinho Leite.
No entendimento coletivo do PSDB e do Cidadania, diante do que apontam as pesquisas de intenção de votos mais recentes publicadas pela imprensa, a eleição majoritária no Espírito Santo está em total estado de indefinição. Outro item fundamental para que a Federação é a obrigatoriedade que a coligação abra espaço na eleição majoritária para um membro da Federação, na prática isso quer dizer que PSDB/Cidadania quer a vice ou a vaga de senado na chapa do candidato a governador escolhido.
“Temos lideranças da área empresarial, da educação, da saúde, temos gestores já experimentamos, temos líderes que detém total conhecimento sobre as complexidades do ES e da nação, nosso partido está focado na retomada do desenvolvimento, na estabilização da inflação e no combate ao empobrecimento. Esses serão os itens mais importantes que serão debatidos, tendo como critérios obrigatórios o cumprimentos das diretrizes hoje definidas”, resumiu Vandinho.

