ProUni 2026: inscrições começam dia 26; veja quem pode participar e os critérios

Compartilhe:
Cursos superiores
Crédito: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (26), interessados em disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidatas. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15). Além do ProUni, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já estão abertas.

Segundo informações da Agência Brasil, o  Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição, a maior oferta da história do programa. Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700  custeiam 50% da mensalidade. 

Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas. A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado, um total de 328.175 bolsas. Outras 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.

As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.   

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. 

Quem pode participar do ProUni? 

Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.  

No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também