
Na manhã desta sexta-feira (26), pescadores da comunidade de Nova Almeida, localizada na Serra, fecharam completamente a rodovia ES-010 em uma manifestação. Utilizando barcos, os manifestantes interromperam o trânsito na via.
Eles alegam que o assoreamento do Rio Reis Magos tem prejudicado suas atividades de pesca, comprometendo a renda das famílias que dependem dessa atividade.
A Associação dos Pescadores de Nova Almeida, afirmou que o mercado de peixes da comunidade foi afetado pelo assoreamento. “Atualmente, mais de 300 pescadores não podem trabalhar”, declarou em nota.
A Polícia Militar está acompanhando o protesto. O Jornal Tempo Novo entrou em contato com a corporação para obter mais informações, mas ainda não obteve retorno.
O que diz a Prefeitura da Serra?
A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que está elaborando um projeto de dragagem do rio e construçao de dois pieres. Projeto contempla inclusive construção de novo deck e engordamento da orla.
Destacou ainda que por se tratar de uma região de divisa com o município de Fundão e depender de licenciamento do Estado, a solução do problema passa pela articulação entre esses dois outros entes.
O Governo do Estado também foi procurado, através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), mas também não se pronunciou.

