Pros deixa coligação com Casagrande e fecha com Audifax

Compartilhe:
Audifax
Foto: Lissa de Paula
Foto: Lissa de Paula

Uma mudança de última hora no comando do Pros Estadual levou o partido para o bloco de apoio do candidato a governador Audifax Barcelos (Rede). A nova direção da legenda registrou nova ata na Justiça Eleitoral retificando decisões tomadas na convenção e saiu do palanque de Renato Casagrande (PSB). Com a chegada de mais um aliado, Audifax agora terá de tempo 1.40m na propaganda de TV, segundo maior tempo de televisão entre os candidatos ao Governo do ES.

A repentina mudança no Pros retirou o prefeito Luciano Pingo do controle do partido. Ele foi substituído por Geraldo Magela Fernandes, atual presidente, que reuniu a cúpula da legenda no último dia 13, quando foi votada nova ata, alterando a coligação para a eleição majoritária. A mudança foi oficializada dois dias antes do fim do prazo para registro de candidaturas, 15 de agosto.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O Pros solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a sua retirada da coligação “Juntos por um Espírito Santo mais forte”, que é a coligação de Casagrande. “A agremiação informa que em reunião especial realizada no dia 12/08/2022, a atual Comissão Provisória Estadual decidiu tornar sem efeito a constituição/integração de coligação majoritária para concorrer ao Governo do Estado com o PSB e PSDB, conforme ata anexa”, diz o documento.

No último dia 10, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por 4 votos a 3, a decisão liminar (provisória) dada pelo ministro Ricardo Lewandowski, no dia 5, que determinou o retorno de Eurípedes Gomes Júnior à presidência nacional do Pros. No mesmo dia, o prefeito Luciano Pingo, que presidia a legenda no Estado, foi destituído e foi formada uma Comissão Provisória Estadual sob o comando de Geraldo Magela Fernandes. Pingo é aliado de Casagrande.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também