
Uma mudança de última hora no comando do Pros Estadual levou o partido para o bloco de apoio do candidato a governador Audifax Barcelos (Rede). A nova direção da legenda registrou nova ata na Justiça Eleitoral retificando decisões tomadas na convenção e saiu do palanque de Renato Casagrande (PSB). Com a chegada de mais um aliado, Audifax agora terá de tempo 1.40m na propaganda de TV, segundo maior tempo de televisão entre os candidatos ao Governo do ES.
A repentina mudança no Pros retirou o prefeito Luciano Pingo do controle do partido. Ele foi substituído por Geraldo Magela Fernandes, atual presidente, que reuniu a cúpula da legenda no último dia 13, quando foi votada nova ata, alterando a coligação para a eleição majoritária. A mudança foi oficializada dois dias antes do fim do prazo para registro de candidaturas, 15 de agosto.
O Pros solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a sua retirada da coligação “Juntos por um Espírito Santo mais forte”, que é a coligação de Casagrande. “A agremiação informa que em reunião especial realizada no dia 12/08/2022, a atual Comissão Provisória Estadual decidiu tornar sem efeito a constituição/integração de coligação majoritária para concorrer ao Governo do Estado com o PSB e PSDB, conforme ata anexa”, diz o documento.
No último dia 10, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por 4 votos a 3, a decisão liminar (provisória) dada pelo ministro Ricardo Lewandowski, no dia 5, que determinou o retorno de Eurípedes Gomes Júnior à presidência nacional do Pros. No mesmo dia, o prefeito Luciano Pingo, que presidia a legenda no Estado, foi destituído e foi formada uma Comissão Provisória Estadual sob o comando de Geraldo Magela Fernandes. Pingo é aliado de Casagrande.
Leia também

