
Está em processo de licitação aquela que promete ser a avenida mais moderna e bonita da Serra e, quem sabe do Estado; trata-se da Avenida Civit I, que liga a BR 101, na altura da Sobrita ao trevo da Norte Sul, na altura de Mata da Serra e Maringa. Duas grandes empresas local disputam a obra, o consórcio liderado pela Perc Roco e a Pelicano. A obra completa está orçada em R$ 98 milhões.
Além da obra que será um marco na inovação de construção de grandes obras de infra estrutura, o projeto conta com a assinatura de um escritório de arquitetura e engenharia local: o D&R arquitetura e engenharia composto por talentos serranos está ganhando destaque por um projeto viário inovador que promete aliviar o congestionamento de tráfego na região do Civit. A D&R Arquitetura, Engenharia e Soluções Integradas, liderada pela arquiteta Rosa Picoli, é responsável por esse projeto ambicioso, que marca a primeira vez na história do município em que serranos desenvolvem um projeto para serranos.
A D&R já é conhecida por sua contribuição significativa para a cidade, sendo responsável pelo projeto e execução da Casa do Empresário, que foi inaugurada em Morada de Laranjeiras no dia 19 de outubro.
De acordo com Rosa Picoli, arquiteta à frente do projeto viário de expansão da Avenida Civit, que atualmente está em processo de licitação na Prefeitura da Serra, este é um dos projetos mais desafiadores já realizados pela empresa. A expansão da avenida conectará a rodovia BR-101 ao Trevo com a Norte-Sul, interligando também os bairros Maringá e Mata da Serra.
“Este é um projeto de extrema importância, pois conecta o principal eixo da Serra, que é a BR-101. Durante o processo de planejamento, identificamos que todas as vias desembocam na Norte-Sul, que é o início da Avenida Civit. Era fundamental ampliá-la, pois, ao longo dos anos, diversos bairros cresceram ao redor, como Nova Carapina, Porto Canoa, Planície da Serra, Mata da Serra, Barcelona, entre outros. No entanto, a avenida nunca passou por uma reformulação adequada. Todos os fluxos de tráfego convergem para esse eixo, então proporcionar fluidez era essencial”, destacou Picoli.
A obra incluirá drenagem, pavimentação, conexões com outras vias, iluminação e outras melhorias essenciais. “A D&R está orgulhosa de ser a primeira empresa local a ser contratada para um projeto tão significativo para a Serra”.
O projeto também apresenta um parque linear com pistas para atividades de lazer, como cooper e corrida, áreas de descanso, estacionamento, quadra de esportes, campo de futebol de areia, pista de skate e, faixas exclusivas para ônibus e ciclovia em ambos os lados, totalizando aproximadamente dois quilômetros.
Rosa ressaltou que a inspiração para a obra veio das principais cidades do mundo, onde a prioridade é manter um equilíbrio entre o tráfego de veículos e o espaço para pedestres.
“A Avenida Civit está prestes a se tornar a via mais bonita e funcional da Serra e do estado, com elementos de paisagismo e design urbano modernos. Desenvolvemos a concepção da obra com muitos elementos novos, carregados de paisagismo, humanismo e características únicas. Pensamos muito na modernidade da avenida, que realmente vai deixar uma marca notável no município da Serra. Devido à sua amplitude, decidimos incluir um parque linear para atender às comunidades locais e, ao mesmo tempo, proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego, que é um dos principais desafios da região. Combinamos as demandas sociais e empresariais em um único projeto”, explicou Rosa.
R$ 98 milhões para duplicar avenida do Civit à BR-101
Ligação fundamental de um dos principais polos industriais da Serra à BR-101, a Avenida Civit vai ser duplicada, passando de duas para seis faixas – três em cada sentido. A ordem de serviço que autoriza o início das obras deve ser assinada nas próximas semanas. De acordo com o prefeito Sergio Vidigal (PDT), o investimento é de R$ 98 milhões.
As obras serão realizadas entre o Trevo de Maringá e a rodovia BR-101, num trajeto que compreende cerca 2,40 quilômetros. No local, serão construídas três faixas de circulação em cada sentido da via, além de retornos facilitando o acesso aos diversos empreendimentos residenciais, logísticos e comerciais do entorno.
É importante ressaltar que, além das obras viárias, serão feitas intervenções paisagísticas. O canteiro central terá cerca de 50 metros de largura, onde será criado um parque linear, com arborização, pistas de caminhada, estacionamento de veículos, campo de futebol, campo de areia, pista de skate, dentre outros equipamentos públicos que visam a inclusão social.
Ao Jornal Tempo Novo, o prefeito Sergio Vidigal explicou que o principal objetivo a ser alcançado com a obra é a fluidez do trânsito, dando escoamento para os mais de 13 mil veículos que hoje trafegam na região diariamente, tendo inclusive capacidade de absorver a circulação prevista para os próximos anos.
O projeto possui, ainda, o objetivo de atrair novos empreendimentos para região, com geração de mais emprego e renda para a população serrana.
A nova obra da Prefeitura da Serra terá um investimento de R$ 98 milhões. Os serviços compreendidos com a mudança englobam a terraplanagem, drenagem e pavimentação, sinalização vertical e horizontal e iluminação pública.

