Projeto Vale Música oferece 100 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Serra

Compartilhe:
vale-música-serra
Estão abertas até o dia 19 de fevereiro as inscrições para crianças, adolescentes e jovens de 7 a 22 anos que desejam estudar música na Serra. As aulas acontecem na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental. Crédito: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Estão abertas até o dia 19 de fevereiro as inscrições para crianças, adolescentes e jovens de 7 a 22 anos que desejam estudar música na Serra. As aulas acontecem na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, e fazem parte do Projeto Vale Música Espírito Santo.

De acordo com apuração, ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas gratuitas, destinadas a moradores da Grande Vitória, nascidos entre 2004 e 2019, que sejam alunos da rede pública de ensino ou possuam bolsa integral em escolas particulares, faculdades ou universidades da região.

Instrumentos disponíveis

As vagas contemplam formação musical nos seguintes instrumentos e áreas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão/bateria, piano/teclado, baixo elétrico e canto.

Candidatos de até 17 anos não precisam ter experiência musical. Já para os inscritos com 18 anos ou mais, é exigido conhecimento prévio no instrumento ou canto indicado no momento da inscrição.

Como se inscrever

Para participar do processo seletivo, o candidato ou responsável deve ler o edital e preencher corretamente o formulário disponível no site www.estacaoconhecimentoserra.org, instituição executora do projeto no Espírito Santo. A inscrição é feita por meio do link CLICANDO AQUI.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Etapas do processo seletivo

O processo acontece em duas etapas. A primeira corresponde ao preenchimento do formulário de inscrição online. A segunda etapa será um teste de aptidão musical, realizado presencialmente na Estação Conhecimento Serra, entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2026, nos horários de 8h30 às 10h, 10h às 11h30, 13h30 às 15h e 16h30.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o instrumento, o turno e o horário do teste, que será realizado em grupo, conforme a disponibilidade de vagas.

Grupos de formação e referência

Os candidatos selecionados irão integrar os grupos de referência do projeto, como Coro Jovem Vale Música, Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band, além dos grupos de formação, que incluem Coro Juvenil e Infantojuvenil, Orquestra Elementar, Banda Elementar e Intermediária, Jazz Band Intermediária e Jazz Combo.

Classificação e matrícula

A classificação será realizada pela equipe de professores do projeto, considerando a disponibilidade de instrumentos e vagas em cada grupo. A lista de aprovados e do cadastro de reserva será divulgada no site da Estação Conhecimento Serra a partir do dia 27 de fevereiro.

As matrículas acontecerão mediante agendamento prévio, no período de 2 a 13 de março de 2026, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O agendamento deve ser feito pelo telefone (27) 3298-7100. O não comparecimento dentro do prazo será considerado desistência da vaga.

Com 25 anos de história, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende atualmente 350 beneficiários no núcleo de Cidade Continental, na Serra, e já contribuiu para a formação de músicos, educadores e concertistas que se apresentaram no Brasil e em países como Estados Unidos, Europa, Japão e Emirados Árabes.

A iniciativa é uma articulação do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também