Projeto social forma bailarinas e abre caminhos para crianças carentes na Serra

Compartilhe:
social bailarinas serra
O projeto social funciona em José de Anchieta, na Serra e além de formar bailarinas, oferta ainda outras danças. Crédito: Divulgação

Há cinco anos, um projeto social vem mudando a realidade de crianças e adolescentes por meio da dança na Serra. À frente da iniciativa está Deborah Freitas, profissional com formação internacional em dança e ex-jurada técnica em Lisboa, Portugal. Ela é a idealizadora da Danc’Art | Escola de Dança e do projeto ‘Dança para Todos’, que oferece aulas a preços acessíveis para meninas e meninos a partir dos 3 anos, com foco principal em famílias de baixa renda.

O projeto, que já funciona no bairro José de Anchieta, está em expansão e passará a contar com duas unidades, ampliando o número de vagas e o alcance da iniciativa. “Agora vamos funcionar com duas unidades e tentar realizar ainda mais sonhos. Descobrimos muitas bailarinas extremamente talentosas. Estamos gerando oportunidades reais para essas meninas”, afirma Deborah.

Os resultados do trabalho já começam a aparecer. Três alunas estão em processo de formação como professoras de dança, e uma delas já atua dando aulas para crianças. Outra jovem atendida pelo projeto conquistou uma vaga de trabalho em uma creche como professora infantil. Além disso, as alunas têm a oportunidade de participar de audições profissionais, abrindo caminho para carreiras como bailarinas, coreógrafas e figurinistas.

A unidade de José de Anchieta II já atende a 52 bailarinas. Com a nova unidade, localizada na Avenida Jacarandá, nº 32, em José de Anchieta, a expectativa é ampliar ainda mais esse número e receber alunas de outras comunidades da Serra.

A Danc’Art oferece ballet clássico como base da formação, além de outras modalidades como Jazz Lyrical, Dança Contemporânea, K-pop, Ritmos Culturais e Dança Cristã.

Deborah explica que o ballet clássico, tradicionalmente, tem um custo elevado no Brasil. “A formação com registro é cara, e isso acaba afastando muitas crianças. Por isso criamos esse projeto, com apoio do Governo do Estado, que está com a gente há cinco anos, para oferecer uma formação de qualidade com valor mais acessível”, destacou ao TN.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 98801-7659 ou pelas redes sociais @dancart_ballet.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também