A partir de março, moradores da Serra que enfrentam dificuldades de leitura e escrita terão a oportunidade de aprimorar esses conhecimentos por meio do Projeto Littera, que passará a funcionar em Laranjeiras, na biblioteca da Associação de Moradores do bairro. As aulas são gratuitas.
As aulas são voltadas especialmente para jovens, adultos e idosos que apresentam dificuldades nessas áreas. A iniciativa é coordenada pela escritora serrana Ana Carla Xavier, que desenvolveu o projeto em 2025 em parceria com o Detran|ES, no espaço do Detranzinho.
“O projeto existe há um ano e dois meses. Como este é um ano eleitoral, não podemos mais utilizar o espaço do Detran por se tratar de um espaço público. A partir de março, não teremos mais acesso ao local. Então conversei com a Associação de Moradores de Laranjeiras, eles nos acolheram, e agora o Projeto Littera passa a funcionar na biblioteca da associação”, explicou Ana Carla ao Tempo Novo.
O projeto terá aulas aos sábados, a partir do dia 7 de março, das 9h às 12h. Para se inscrever, basta comparecer ao local no dia da aula, levando um documento com foto e um comprovante de residência. A aula inaugural aconteceu no último sábado (7).
Leia também
“Levando o material, a pessoa já pode começar no mesmo dia da inscrição. As aulas são totalmente gratuitas. O projeto tem como público alvo jovens e adultos. Ele não substitui o ensino regular, mas ele ajuda a pessoa que quer ler e escrever e não consegue no momento participar do ensino regular como EJA e ENCCEJA”, destacou a coordenadora.
Inscrições sempre abertas
As inscrições estão abertas para jovens, adultos e idosos. Os interessados também podem obter mais informações pelo telefone 27 99253-4862, enviando cópia de um documento com foto e um comprovante de residência.