Projeto oferece aulas de dança afro gratuitas em Vitória

Compartilhe:
dança
dança
As aulas acontecem no Espaço Cultural Emaranhado, localizado no Bairro de Lourdes, em Vitória, de 18h às 21h. Crédito: Divulgação

O projeto “Corpo Afro”, do Coletivo Emaranhado, entra em sua 7ª edição com inscrições gratuitas para interessados em aprender modalidades da dança afro: Jazz Afro Dance, Dança Afro e Dança Afro-contemporânea.

Às terças e quintas-feiras, as aulas acontecem no Espaço Cultural Emaranhado, localizado no Bairro de Lourdes, em Vitória, de 18h às 21h. Com classificação etária a partir dos 18 anos, sem necessidade de experiência em dança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

“As oficinas contribuem para que a arte negra seja continuamente trabalhada no estado do Espírito Santo, apenas o Museu Capixaba do Negro – Mucane oferta oficinas de dança afro na Grande Vitória, com este trabalho conseguimos fomentar a produção de dança negra e apresentar a comunidade novas percepções de dança.”, conta Maicom Souza, um dos responsáveis pelo Coletivo Emaranhado e pelas aulas de dança.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

+ Humberto Gessinger traz show ‘Não vejo a hora’ para a Serra em março

As oficinas “Corpo Afro” são um caminho que o coletivo encontrou para a manutenção da sua ancestralidade negro-africana, uma oportunidade de ampliar os horizontes da dança negro-brasileira no Espírito Santo. Pensadas para ser um resgate da ancestralidade africana, as oficinas proporcionam aos participantes a possibilidade de dialogar sobre os afetos ancestrais afrodiaspóricos por meio do movimento corporal.

Coletivo Emaranhado

O Espaço Cultural foi inaugurado em 3 de outubro de 2022, o Coletivo Emaranhado oferta aulas gratuitas de dança negro-brasileira para a comunidade da Grande Vitória. O projeto coleciona uma trajetória de muitas conquistas, como o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2018. Agora, em sua sétima edição, entre fevereiro e outubro de 2023 serão oferecidas três modalidades de dança (afro, jazz afro dance e afro-contemporâneo), as inscrições são gratuitas e o critério de seleção é a ordem de inscrição.

Este projeto é realizado em parceria com a Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás, realização do Coletivo Emaranhado, Bule, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC e Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo.

Serviço

Oficina de dança “Corpo Afro”

  • Data: 7 de fevereiro a 19 de outubro (terças e quintas-feira)
  • Horário: 18h (jazz afro dance); 19h (dança afro); 20h (dança afro-contemporânea)
  • Gratuito: Inscrição no site – fluxo contínuo – clique aqui
  • Classificação: livre.
  • Público-alvo: acima de 18 anos.
  • Duração: 1h
  • Capacidade: 40 pessoas por turma
  • Local: Emaranhado Espaço Cultural
  • Endereço: Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103 – Bairro de Lourdes – Vitória (ES)

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também