Projeto na Serra vai promover troca de óleo por detergente

Compartilhe:
Cada litro de óleo é suficiente para poluir até 1 milhão de litros de água. Foto: Agência Brasil

Cada litro de óleo é suficiente para poluir até 1 milhão de litros de água e, se derramado na pia, pode provocar, ainda, entupimento de tubulações, danificando as estruturas e causando extravasamentos.

Atualmente, a Serra Ambiental, parceira público-privada da Cesan para o esgotamento sanitário no município, realiza mais de 1.400 desobstruções mensais nas redes de esgoto relativas a entupimentos causados devido ao excesso de gordura nas redes.

Desde março deste ano, está em vigor na cidade a lei municipal 4765/18 que proíbe o descarte de óleos e gorduras animais ou vegetais na rede coletora de esgoto e águas pluviais.

Para ajudar no cumprimento da lei e ainda dar uma solução aos extravasamentos, a Parceria Público-Privada entre Cesan e Serra Ambiental, juntamente com outros parceiros criou o projeto Recicla Óleo, que vai garantir a instalação de pontos de coleta de óleo em locais estratégicos do município.

“Nosso objetivo é assegurar que moradores de Serra tenham a opção de descartar o óleo de cozinha corretamente. Queremos promover a consciência ambiental e implementar a cultura de recolhimento e destino adequado do resíduo, que é muito utilizado pela população em suas residências, em comércios e, principalmente, em bares e restaurantes”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da empresa.

Quem fizer a destinação correta do resíduo ganha um bônus. “O morador poderá trocar óleo por detergente. A cada três litros de óleo depositado nos pontos de coleta, ele leva uma unidade de detergente líquido de 500ml. Já os estabelecimentos comerciais parceiros serão contemplados com um Selo Verde para ser fixado em seu empreendimento, atestando sua prática sustentável”, explica.

Os pontos específicos para o depósito do óleo foram definidos pela associação de moradores de cada bairro. Bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais que descartam um maior volume do resíduo contarão com uma logística própria para o recolhimento, por meio da empresa Biomarca especializada na destinação adequada de resíduos.

Lançado esta semana, o projeto, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (SEMMA), Biomarca, associações de moradores do município, Sindibares; Abrasel e do Sinrecicle, contemplará as residências e comércios conectados à rede coletora de esgoto dos bairros envolvidos.

Ao todo, serão sete bairros, inicialmente, incluídos: Barcelona, Central Carapina, Colina de Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos e Morada de Laranjeiras, representando um total de 24 mil imóveis. O lançamento da iniciativa começou pelo bairro Barcelona, no último dia 13, e até o dia 22 de junho o projeto já terá sido lançado em todos os bairros participantes.

Pontos de coleta:

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BARCELONA

Av. Teresópolis s/nº, Barcelona, Serra/ES, CEP. 29.166-165

COMITÊ DE SAÚDE DO IDOSO DE JACARAÍPE

Rua Maranhão nº 430, Bairro Estância Monazítica, Serra, ES, CEP. 29175-151

AMML – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MORADA DE LARANJEIRAS

Avenida Copacabana s/nº, Bairro Morada de Laranjeiras, Serra/ES, CEP. 29.166-820

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES COLINA DE LARANJEIRAS

Rua Coelho Neto nº 80, Parque Residencial Laranjeiras, Serra/ES, CEP. 29.165-250

AMMAN – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES BALNEÁRIO DE MANGUINHOS

Rua 23 de maio s/nº, Manguinhos, Serra/ES, CEP. 29.173-046

ESCOLA EEEFM JONES JOSÉ DO NASCIMENTO

Rua Distrito Federal, n.03, Central Carapina, Serra/ES, CEP. 29161-567

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE FEU ROSA

Rua dos Cravos s/nº, Feu Rosa, Serra/ES, CEP. 29.172-120

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também