A literatura vai ocupar as salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal da Serra com o Projeto Cidade Literária, que realiza uma série de Rodas de Conversa Literárias e Oficinas de Escrita Criativa voltadas para estudantes do município.
As atividades são conduzidas pelos escritores e oficineiros Marciel Cordeiro e Dasilva, que compartilham suas experiências literárias e trajetórias pessoais em um diálogo aberto sobre literatura, identidade e criação.
O projeto será desenvolvido nas escolas municipais de Nova Carapina, Belvedere e Novo Horizonte, levando arte e reflexão às turmas da EJA.
Literatura, expressão e identidade
O objetivo das ações é aproximar a literatura dos estudantes, incentivando o hábito da leitura e a expressão por meio da escrita.
Leia também
As oficinas promovem momentos de escuta, troca de vivências e produção textual, valorizando as vozes, histórias e realidades dos participantes.
“A ideia é despertar o prazer pela escrita e mostrar que a literatura também nasce do cotidiano, das experiências e das narrativas que cada pessoa carrega”, explica o escritor e idealizador Marciel Cordeiro ao TN.
Cronograma das atividades
- 28 de outubro (terça-feira) – EMEF Jonas Farias — Nova Carapina
- 29 de outubro (quarta-feira) – EMEF Belvedere — Belvedere
- 3 de novembro (segunda-feira) – EMEF Aureníria Corrêa Pimentel — Novo Horizonte
Sobre o projeto
O Cidade Literária é uma iniciativa idealizada pelo escritor e produtor cultural Marciel Cordeiro e conta com recursos da PNAB – Serra (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). O projeto busca estimular o protagonismo cultural dentro das escolas e fortalecer a relação entre educação, arte e cidadania no município.

