Categories: Notícias

Projeto em escola da Serra estimula respeito e amor por meio da arte

Por meio da arte, os alunos conhecem o espaço onde vivem e promovem respeito e amor ao próximo. (Fotos: Divulgação/Leitor)

Estimular o respeito, o amor e a solidariedade entre os alunos e por parte deles em relação ao mundo. Não é tarefa das mais fáceis em tempos de intolerância e preconceito, mas é o que move o ideal do projeto Postais Solidários, uma ação que nasceu em março deste ano na EMEF Profª Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares.

A iniciativa funciona como parte do Programa em Valores Humanos, da Prefeitura da Serra, e que na escola recebeu o nome de “Pratique Gentileza e Promova a Cidadania”.

A coordenadora do projeto, a pedagoga Joyce Rocha Alves, explica que o projeto envolve crianças de duas turmas do 4º Ano, com idade entre 9 a 11 anos. E tudo se desenvolve por meio da arte.

“Os alunos desenham os pontos turísticos da Grande Vitória. Junto a esses trabalhos, eles escrevem mensagens bilíngues (em português e inglês) que têm a ver com gentileza, amor, respeito e empatia”, relata.

Segundo ela, um dos objetivos é que os alunos cultivem uma maior interação entre eles. “É uma forma, também, de as crianças conhecerem os pontos turísticos locais, porque muitos não podem fazê-lo, já que são de um bairro carente. Então, a professora Tatiana Cristina da Silva mostrou aos alunos cada lugar, a história de cada ponto turístico. É um meio de eles conhecerem sua cidade por meio de fotos e imagens”, explica Joyce.

Alguns desenhos e mensagens positivas feitos pelos alunos no projeto Postais Solidários. (Foto: Divulgação/Leitor)

Mas para que os alunos se apropriem dos valores trabalhados em sala de aula e que os façam se espalhar em toda a comunidade, as crianças envolvidas no projeto vão realizar uma aula especial no próximo dia 19 de junho no Instituto Franciscano, entidade sem fins lucrativos que atende a pessoas idosas em Nova Almeida.

“Nesse dia, estaremos lá para entregar os postais feitos pelos alunos, além dos donativos arrecadados ao Instituto. Eles vão cantar uma música do Roberto Carlos, ‘Como é grande o meu amor por você’”, conta a coordenadora do projeto. De acordo com Joyce, após a visita ao asilo, as crianças vão expor suas percepções sobre a visita ao Instituto.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

2 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

2 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

3 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

3 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

3 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás