Projeto de Parajiu-jitsu da Serra une inclusão social e esporte em competições

Compartilhe:
Serra
Projeto da Serra segue rumo para terras mineiras em setembro. Créditos: divulgação.

Uma iniciativa vem ganhando destaque ao transformar vidas através do esporte em Colina de Laranjeiras, na Serra. O Projeto Parajiu-jitsu Capixaba, situado na Av. Mestre Álvaro, atua há quatro anos com dedicação na inclusão social e na formação de para-atletas na arte do Jiu-Jitsu.

+ Estado abre concurso com mais de 500 vagas de nível médio e salário de R$ 3.741

O Parajiu-jitsu, uma adaptação da tradicional arte marcial brasileira, surgiu como uma resposta à necessidade de incluir pessoas com deficiências físicas em atividades esportivas. Com suas raízes no Jiu-Jitsu brasileiro, trazido ao país pela família Gracie no início do século XX, essa modalidade tem se mostrado uma poderosa ferramenta para empoderar e unir indivíduos com diversas limitações físicas.

O principal idealizador e coordenador do projeto é Eleser Batista Ribeiro, um apaixonado pelo Jiu-Jitsu e um incansável defensor da inclusão. Sob sua liderança, o Parajiu-jitsu Capixaba tem promovido uma prática segura e adaptada do esporte para pessoas com amputações, paralisia cerebral, lesões medulares e outras condições físicas, sejam elas permanentes ou temporárias.

A essência do Parajiu-jitsu está na valorização da técnica sobre a força, permitindo que todos os praticantes tenham igualdade de oportunidades para aprender e participar plenamente. Com o apoio de instrutores especializados, cada atleta recebe um treinamento personalizado, respeitando suas necessidades individuais e garantindo que todos alcancem seu máximo potencial.

“Acreditamos que o esporte é um poderoso agente transformador”, diz Eleser Batista Ribeiro, o coordenador do projeto. “Nossa missão é oferecer uma experiência enriquecedora para nossos atletas, permitindo que eles se sintam parte de algo maior e possam alcançar seus sonhos, independentemente das dificuldades que enfrentem.”

O Parajiu-jitsu Capixaba não se limita apenas às atividades internas. O projeto participa de diversos torneios e campeonatos, mostrando a habilidade e dedicação de seus para-atletas. Além disso, o projeto conta com o apoio de parceiros e patrocinadores comprometidos com a inclusão e responsabilidade social, o que possibilita a expansão das atividades e o alcance de um número cada vez maior de pessoas.

Nos dias 9 e 10 de setembro a equipe de parajiu-jitsu estará em Belo Horizonte, no estádio Mineirão, para representar o ES. Os interessados em contribuir com os custos dessa viagem e do projeto em si podem enviar algum valor pela chave Pix – CPF – 103.161.987-90.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também