Projeto da Serra promove esporte para mais de 200 crianças e vai participar de copa estadual

Compartilhe:
Parte dos atendidos pelo Instituto. Foto: Divulgação

Quem vê os meninos do Instituto Unidos Para Vencer, de Nova Almeida, no bairro Serramar treinando e praticando esporte não imagina as dificuldades que a entidade vence no dia a dia.

Apesar de ser uma instituição registrada e de utilidade pública que oferece futebol para crianças carentes de bairros da Serra, não conta com apoio do poder público. Mas isso não tem sido um entrave para que os trabalhos da entidade sejam realizados.

Á frente do Unidos para Vencer está Sergio Silva Santos que conta que atende a cerca de 240 meninos com idade entre sete e vinte anos. Todas as crianças do projeto são matriculadas regularmente e frequentam a escola.

O próximo desafio da rapaziada será na Copa Agazetinha que inicia no dia 20 deste mês. O clube vai disputar nas categorias Sub 11, Sub 13, Sub 15. “Vão participar 12 crianças de 11 anos, quatorze com idade entre 12 e 13 anos e dezessete meninos que tem entre 14 e 15 anos”.

De acordo com Sergio, o projeto é mantido com ajuda dos pais dos alunos atendidos e por simpatizantes. “Nos viramos como podemos. Os pais tentam ajudar, mas muitas vezes não tem condições nem de ajudar o próprio filho que hoje se encontra no projeto. Nosso objetivo é formar cidadãos de bem, ocupamos o tempo destes meninos para evitar que se envolvam em situações obscuras. Os meninos tem um sonho, vamos tirar o sonho deles? Não! A gente tenta realizar o sonho deles, não podemos tirar o sonho deles, vão se tornar um atleta profissional? Não sabemos, mas queremos formar cidadãos de bem para uma sociedade melhor”.

O Instituto foi fundado em 2018 e atende além de crianças e adolescentes, adultos que disputam diversos campeonatos. O projeto atinge pessoas que residem na região de Nova Almeida e todas as atividades são gratuitas.

“Os adultos disputam campeonatos amadores e a persistência e a experiência deles acaba sendo um incentivo e viram espelho para os menores”.

Além das aulas de futebol e participação em campeonatos, o Instituto também faz um trabalho de assistência social no bairro em que tem sede, Serramar, em Nova Almeida. O Unidos para Vencer também está abrindo atendimento para futebol feminino.

Sergio disse que já pensou em desistir por conta da falta de apoio. “Se a gente desistir não vai ter ninguém para lutar por eles. Conseguimos a participação na Agazetinha e estamos buscando ajuda, é um grande incentivo. Eles estão eufóricos, estão felizes pela oportunidade”.

Quer ajudar o projeto? O telefone de contato 27 98811-9477. O pix do projeto é o CNPJ da instituição 34.858.765/0001-89 (Instituto Unidos para Vencer).

Confira algumas fotos:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também