O projeto Baú de Histórias Africanas, da escritora Sonia Rojas, chega à sua quarta e última apresentação nesta quinta-feira (4). O encerramento acontece às 10h, na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte, na Serra.
A iniciativa tem como objetivo a valorização da cultura afro-brasileira por meio da contação de histórias, da música e da literatura.
Autora e obras apresentadas
Sonia Rojas é mineira, afrodescendente e está radicada no Espírito Santo desde 1983. Ela atua como contadora de histórias, poeta e integra os grupos Chão de Letras e Filhos de Griô, além de participar regularmente de saraus e encontros literários no estado.
A escritora é autora do livro de poemas “A Dança das Borboletas”, em parceria com o músico Chris Rojas. Entre os textos que integram a obra estão os poemas:
Leia também
- “A Abolição”
- “Beijo-te as mãos” (homenagem às mães)
- “A rosa e o Sapo”
- “Cordel”
- “O Boi e o Macaco”
Projeto valoriza identidade e ancestralidade
De acordo com apuração do TN, a produção cultural “Baú de Histórias Africanas” apresenta contos com forte simbologia, que abordam temas como identidade, diversidade e valorização das raízes africanas. A proposta utiliza a oralidade como instrumento de promoção da inclusão e do respeito às diferenças.
Realização e apoio
O projeto é realizado com recursos da PNAB – Serra, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), do Conselho de Políticas Culturais e da Prefeitura da Serra. A iniciativa integra as políticas nacionais da Lei Aldir Blanc, que incentiva projetos culturais em todo o país.
Encerramento do projeto Baú de Histórias Africanas
- Data: Quinta-feira, 4
- Horário: 10h
- Local: Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte – Serra
- Atividade: Contação de histórias, literatura e música
- Entrada: Gratuita

