Categories: Notícias

Projeto arrecada absorventes higiênicos para ajudar mulheres em vulnerabilidade social

A Campanha de arrecadação começa no dia 1 de agosto. Foto: Pixabay

O projeto ‘Maria vamos juntas’ – formado por amigas voluntárias em combate à violência doméstica e feminicídio, está fazendo uma campanha diferente para ajudar mulheres em vulnerabilidade social durante a pandemia bdo novo coronavírus. O projeto está fazendo uma campanha para arrecadar absorventes higiênicos, cestas básicas e kits de higiene. 

“Estamos arrecadando absorventes higiênicos para meninas e mulheres da zona rural e urbana, em vulnerabilidade social. O direito da mulher sobre higiene menstrual é uma questão de saúde pública, porém muitas mulheres não tem condições de adquirir”, destaca Ciça Ribeiro, coordenadora do projeto.

A ação terá início no dia 01 de agosto, e quem quiser doar pode deixar as doações no supermercado Falqueto, em Serra Sede, na loja Tintolac e na drogaria Limoeiro. 

“Nossa meta é atingir a maior quantidade de absorventes possível. As entregas serão  realizadas no dia 08/08, nas comunidades de Belvedere, Putiri e Divinópolis. A campanha de arrecadação irá permanecer até o final do mês de agosto. A medida que mais unidades forem arrecadadas,  outras comunidades serão  contempladas”, conta Ciça.

Segundo Ciça a campanha tem como referência os números de pesquisas nacional, onde 22% –  26%, de  adolescentes, entre 12 – 17 anos, não têm acesso a produtos de higiene  menstrual. “Durante o ano letivo, por exemplo, essas jovens perdem até 45 dias de aula, durante o ano, devido a falta de acesso a higiene necessária”, acrescenta.

Yngrid Pinto, idealizadora do Maria Vamos Juntas disse que a  higiene menstrual da mulher, além de ser uma questão de direito da mulher, é uma questão de saúde pública, reconhecida pela ONU desde 2014. “A troca de absorventes recomendada por profissionais deve ser feita de 4h a 6h, dependendo do fluxo. Isso porque o sangue é um meio favorável para o desenvolvimento de infecções. Precisamos avançar em projetos de prevenção, e assim, evitar danos futuros relacionados à saúde da mulher”.

Quem quiser doar valores o contato do projeto é o Whatsapp 99203-0204. Para doar dinheiro tem o PicPay @mariavamosjuntas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

9 minutos atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

20 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

20 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás