Iniciativa do Ministério da Ciência, o programa Hackers do Bem anunciou a abertura de 25 mil vagas para 2026, para os cursos de nivelamento e básico. O anúncio acontece em um cenário de crescimento de golpes digitais e ataques cibernéticos e da escassez global de profissionais de cibersegurança.
Segundo informações do portal de notícias Agência Brasil, desde o lançamento, em janeiro de 2024, mais de 36 mil alunos foram certificados pelo programa. Estes profissionais devem identificar vulnerabilidades, prevenir ataques e fortalecer sistemas digitais.
Durante o período de vigência, o programa tem atraído perfis diversos, onde as mulheres representam cerca de 22% dos profissionais.
Quem pode participar?
Não há pré-requisito para participar. Estudantes do ensino técnico, médio ou da universidade, profissionais da área de TI que procuram se especializar e até quem quer migrar de área de conhecimento podem se inscrever. A formação não requer experiência prévia na área de cibersegurança.
Leia também
A formação começa pelo curso de nivelamento. Após a conclusão, o participante pode avançar para o básico. Os níveis fundamental e especialização incluem aulas ao vivo e atividades práticas em laboratório. A etapa final é a residência T-tecnológica, com atuação prática nos escritórios regionais da RNP e bolsa mensal durante seis meses.
Inscrições
Exclusivamente pelo site oficial do programa: https://hackersdobem.org.br