Amar é o Bicho

Programa de resgate de animais sem dono da Serra já acolheu 348 animais

O projeto resgata animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Foto: Arquivo

O projeto Arca (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) da Serra já resgatou 348 animais, entre cães e gatos, desde que foi lançado em 13 de janeiro deste ano pelo prefeito Sergio Vidigal.

Destes atendimentos, segundo a Prefeitura da Serra, 59 foram recolhimento com devolução ao tutor e aproximadamente 180 castrações foram realizadas. O projeto também conseguiu 21 adoções animais.

Por meio do programa, a Prefeitura da Serra oferece atendimento e resgate a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço pode ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção. Para o resgate, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.

Já a castração de animais com tutores, de abrigos e protetores independentes existe a reclamação de que ainda não começaram a ser chamados, apesar de o cadastro ter sido aberto desde que o projeto foi lançado – em janeiro.

Em resposta a esta reclamação, a Prefeitura da Serra disse que o programa Arca presta atendimento a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Disse também por meio de nota que as castrações estão sendo agendadas desde fevereiro.

Quando lançado, a Prefeitura especificou que a castração de cães e gatos teria como prioridade de atendimento tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes. O serviço pode ser solicitado clicando aqui. 

Na ocasião do anúncio do programa, a Serra explicou ainda que antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Semma, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.

Até o dia 17 de janeiro, 2.555 animais já haviam sido cadastrados para ter acesso ao serviço pelo site da Arca.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás