Programa Caiman realiza soltura na Serra de jacarés resgatados

Compartilhe:
Foto: divulgação

O Programa Caiman realizou, nesta terça-feira (3), a soltura de cinco jacarés-de-papo-amarelo resgatados nos últimos dias em áreas urbanas da Grande Vitória. No total, foram três filhotes soltos que atendem pelos nomes de Amendoim, Chico, Cascão, além de outros dois machos já adultos.

As solturas foram realizadas em lagoas da Serra, locais adequados que correspondem ao habitat natural da espécie, garantindo a segurança dos animais e o equilíbrio ambiental.

Só em 2026, segundo informado ao Tempo Novo, já foram registrados mais de 20 resgates de jacarés em áreas urbanas. De acordo com o Programa Caiman, o aumento no número de ocorrências está diretamente ligado às altas temperaturas e ao período reprodutivo da espécie, quando os animais tendem a circular mais e podem aparecer fora de seu ambiente natural.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Diante desse cenário, a orientação é que a população não tente capturar ou se aproximar dos animais. Em caso de avistamento, a recomendação é acionar o Programa Caiman pelo telefone (27) 99763-9757, para que o resgate seja realizado de forma segura, tanto para o animal quanto para as pessoas.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também