Categories: Política

Professores pressionam Audifax sobre corte de benefícios

Sindicalistas de diversos segmentos se reuniram ontem na Câmara com os vereadores da Serra, para discutir o pacote de medidas aprovado na Casa. Foto: Divulgação

Servidores do magistério municipal buscam uma agenda com o prefeito Audifax Barcelos (Rede) para discutir os impactos do pacote de medidas aprovado na Câmara da Serra na última sexta-feira (13) para a categoria. Os projetos aprovados têm autoria do Executivo e promovem diversas mudanças para o funcionalismo.

Entre as mudanças para o magistério, o fim das progressões (biênio, quinquênio e decênio), que trazem um reforço aos salários; folga no aniversário, extensão de carga horária para diretores escolares e liberações sindicais.

“Lutamos arduamente por essas conquistas, que são significativas para a categoria. Isso foi uma tragédia, um golpe dado por esse prefeito, respeitado e valorizado pela categoria. Em plenas férias do magistério, sem dialogar com os trabalhadores retira esses direitos”, disse Jean Carlos de Jesus, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Espírito Santo (Sindiupes).

Jean acrescentou que será protocolado um ofício pedindo reunião com o prefeito “para que dialogue com as categorias e repense esta atitude”, acrescentou.

As propostas aprovadas pelos vereadores da Serra tiveram repercussão nacional. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação divulgou moção de repúdio contra as medidas. Leia na íntegra o documento:

“Os (as) Trabalhadores (as) em Educação do Brasil, reunidos (as) no seu 33o Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação – CNTE -, no período de 12 a 15 de Janeiro de 2017, em Brasília – DF, repudiam veementemente a postura antidemocrática e anticategoria do Prefeito Municipal da Serra, Estado do Espírito Santo, Sr. AUDÍFAX BARCELOS (Rede); que, na data de 13 de Janeiro/2017, convocou a Câmara Municipal para votar o Projeto de Lei, em Sessão Extraordinária, onde se alteram dispositivos da Lei Orgânica do Município (LOM).

Com as mudanças estabelecidas na PL No 014/2017, os/as diretores/as do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES) ficam impossibilitados/as de trabalhar na mobilização, organização e formação da categoria dos/as trabalhadores/as em educação, no município. Tal ação mais do que alterar dispositivos da referida lei, retira ainda garantias e direitos, tais como quinquênio, decênio e progressão para os/as Trabalhadores/as em Educação que ingressarem na rede municipal a partir de Janeiro de 2017”.

A reportagem solicitou informações sobre as mudanças aprovadas à Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra e a possibilidade de agenda entre o magistério e o prefeito, mas até o momento não obteve resposta.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

7 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

7 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

8 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

8 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

9 horas atrás