Professor da Ufes vai lançar trabalho fotográfico sobre ex-governador Max Mauro

Compartilhe:
Movimento Caras Pintadas. Manifestação dos Estudantes em frente ao Palácio Anchieta e Centro de Vitória. 1992. Projeto Acervo Fotográfico Max Mauro. Funcultura, 2018.
Movimento Caras Pintadas. Manifestação dos Estudantes em frente ao Palácio Anchieta e Centro de Vitória. 1992. Projeto Acervo Fotográfico Max Mauro. Funcultura, 2018.

No próximo dia 30 de outubro – uma quarta-feira – será realizado o lançamento do acervo fotográfico do ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro.

O trabalho do professor do Departamento de Arquivologia da Ufes, André Malverdes é formado por aproximadamente 9.500 imagens, que segundo ele estão divididas em dois fundos: Max Freitas Mauro e Saturnino Rangel Mauro que retratam a história política, econômica e social do Espírito Santo, no período compreendido entre 1910 e 2008. “Como também documentam os fatos relacionados a eventos, solenidades, inaugurações, exposições e acontecimentos relacionados às diversas cidades no Espírito Santo”, destaca.

A publicação intitulado “Patrimônio fotográfico: catálogo do acervo pessoal do ex-governador Max Freitas Mauro” e a exposição “Agora é Max! Política, fotografia e memória de um ex-governador do Espírito Santo” serão lançadas na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a partir das 18 horas.

Haverá palestra e confraternização com entrada franca e distribuição gratuita do livro resultante do projeto.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos a tratamento de acervos.

Após o lançamento, o material estará disponibilizado no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo que recebeu uma matriz digital para consulta dos pesquisadores no local. O projeto ainda realizou entre seus produtos oficinas de capacitação técnica, exposição fotográfica, palestra e lançamento do catálogo do acervo.

Outros trabalhos de Malverdes              

André também tem uma publicação de fotos que fala sobre a história da Serra: “Patrimônio fotográfico: catálogo seletivo de fotografias da Serra”.

O projeto, bem como a publicação do catálogo em formato e-book, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a Serra, disponível nos arquivos públicos e privados, o qual compõe o patrimônio fotográfico da Serra. O acervo além de estar disponível em formato eletrônico estará acessível a população através do blog do projeto, clicando aqui.

É possível conferir fotos antigas da Igreja de Reis Magos, da Serra-sede, da vila do Queimado, de manifestações culturais, como o congo, de escolas, construção do Terminal de Laranjeiras, da escola Aristóbulo Barbosa Leão, entre outros fatos. O trabalho foi realizado com incentivo da Lei Chico Prego.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também