
Um dos nomes mais atuantes da cena musical capixaba, Léo de Paula vai representar a ancestralidade da percussão bantu no Fórum Permanente de Estudos Afro-brasileiros, em Bogotá, capital da Colômbia.
Juntamente com a cantora Ekaterina Bessmertnova, o percussionista, compositor e produtor apresentará um recital-palestra, na sexta-feira (14), e uma oficina e mesa-redonda, e no sábado (16), na Fundación Cultural Cayena, tradicional espaço de difusão da cultura brasileira na região.
Léo de Paula é professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) e integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES). O Vale Música ES funciona na Serra, no bairro Cidade Continental.
O intercâmbio é viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), por meio do Edital nº 02/2023, que concede apoio cultural-financeiro para custeio de despesas com locomoção de artistas, técnicos e estudiosos.
Leia também
+ Bandas Linear e No Class agitam palco do Mad Rocks com o Rock Sessions em abril
O fórum é parte integrante do Ciclo Internacional de Conferências Poéticas da Diáspora Africana (Ciclo Afro), uma iniciativa organizada pelo Leitorado Guimarães Rosa – Bogotá, instituição vinculada à Embaixada do Brasil na Colômbia, com o apoio do Ministério de Igualdade Racial e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
As atividades são voltadas a alunos da Universidade Nacional da Colômbia e à comunidade acadêmica em geral. O objetivo é promover o diálogo e o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Colômbia, com foco especial nas questões musicais e afrodiaspóricas.
O projeto foi selecionado pelo Edital nº 02/2023 – Seleção de Propostas para Custeio de Despesas com Locomoção para Circulação e Intercâmbio de Profissionais do Setor Cultural do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

