
Neste ano, uma das infelicidades que assustou a população de todo o Brasil foram os ataques terroristas às escolas. Sabendo da importância de discutir a temática e preparar os alunos e professores para uma hipotética situação de emergência, assim como conscientizar sobre o bullying no ambiente escolar, Diego Thomy, professor de educação física com mais de 20 anos de experiência em defesa pessoal, está levando até as instituições de ensino táticas de defesa pessoal contra terrorismo nas escolas.
Durante a oficina, temáticas como a reação ao medo, preparo psicológico, técnicas e objetos de defesa, fugas de agressão e direcionamentos quanto a situações de ataques e até mesmo de bullying serão explicadas e dissertadas.
“É importante preparar professores e alunos para adquirir equilíbrio emocional e auto controle em adrenalinas. A Segurança educacional é necessária para proteção e benefícios como saúde esportiva. Tenho levado o projeto para escolas para que as pessoas saibam se defender em qualquer tipo de situação, seja um ataque em escolas ou meio urbano”, disse Diego Thomy, que acumula mais de 700 mil seguidores nas redes sociais e é Mestre criador de um sistema de combate WAZA-D.A.E, voltado para Defesa Pessoal, luta, defesa feminina.
Para alavancar e divulgar o projeto, Diego Thomy irá lutar com o Campeão Olímpico Yamaguchi Falcão. O objetivo é promover o programa. De acordo com Diego, a luta está pré-agendada para março de 2024, no Álvares Cabral. “Porém ainda está em fase de confirmação, pode ser que seja antecipado para janeiro, vai depender da agenda do boxeador”.
Leia também
Professor de Educação Física, Antônio Júnior é um apoiador do projeto e participou da elaboração da palestra. “Por enquanto somente uma escola recebeu o projeto e a importância é educacional, é para toda comunidade escolar, professores, trabalhadores, limpeza, merendeiras, porteiro que faz a guarda patrimonial nas escolas estaduais, nas escolas municipais e também os familiares. Nosso objetivo é orientar como agir em situações adversas à rotina escolar. Temos atualmente problemas de violência nas escolas como os ataques e isso foi pensado com Diego inicialmente e posteriormente comigo na elaboração desse trabalho buscando colocá-lo como um trabalho em todas as escolas públicas possivelmente particulares também. Queremos lidar com essa situação de forma educativa pra que todos possam enfrentar esse problema, que é uma realidade”.
Antônio é professor efetivo da escola estadual Elice Babtista Gaudio hás 10 anos e também da escola municipal Ana Gomes. “As lutas são um conteúdo escolar, está inserido na educação física, e Diego tem domínio como Mestre do Combate e queremos levar esta experiência para o maior número de escolar possíveis”.
Ver essa foto no Instagram
Uma das escolas a receber o projeto foi a EMEF Elice Babtista Gaudio, em Serra Dourada II. A proposta para o projeto ser ministrado entre alunos e professores foi acatada pela professora Alessandra Guilhermino, que ao receber as informações da palestra de Diego, se mobilizou rapidamente pra que a ação fosse programada.
“Uma amiga minha me apresentou o projeto de Diego e assim que li, pensei que seria de cada contribuição educacional não só para os alunos, mas para todos da escola, que essa palestra fosse ministrada. Marcamos uma reunião e espero que a palestra sirva de aprendizado em meio a tantos ataques que as escolas vem sofrendo”, disse a professora.
Quem quiser ter acesso a palestra pode entrar em contato com Diego pelo Instagram clicando aqui. O contato também pode ser feito pelo telefone 27 99806-4139.

