Categories: Notícias

Professor da Serra transforma ameaça em acolhimento e ganha homenagem

Nourival em meio aos alunos da escola Maria Penedo, em Valparaíso. Foto: Reprodução Facebook

O ano é 2007. O professor Nourival Cardozo Júnior da Escola Estadual Maria Penedo, em Valparaíso, foi ameaçado por um aluno que já o hostilizava há tempos. Dias depois, esse mesmo estudante foi baleado e Nourival decidiu ir visitá-lo no hospital. Ocasião em que o adolescente abriu o coração e relatou seus dramas para o professor, que a partir dessa experiência, nunca mais foi o mesmo.

A situação inspirou Nourival a criar o projeto Oficina do Afeto. Trata-se de uma iniciativa de ajudar alunos ouvindo suas histórias para auxiliar no suporte emocional a eles.  Esse e outros ensinamentos do professor, que é da área de Geografia, lhe renderam um grande abraço coletivo na última segunda-feira (08) na Escola Maria Penedo. Participaram cerca de 600 estudantes, professores, equipe pedagógica e demais funcionários.

O professor, após 34 anos de magistério – 14 deles na Maria Penedo – está se aposentando. “Organizamos essa justa homenagem para um profissional tão querido e dedicado aos alunos. Ele é uma grande referência para nós. Tanto que vieram até colegas já se aposentados e outros que não estão mais na escola”, frisa a pedagoga Graziela Sarcinelli Brum Saraiva.

Aluno do 9º ano e morador de Novo Porto Canoa, Matheus Silva Santana, disse que entrou na Maria Penedo só em 2019, mesmo assim esses poucos meses de aula com Nourival foram marcantes. “Todos tem um carinho muito grande por ele ter feito tantas coisas boas nos anos que passou na escola. Alunos de todas as turmas se enfileiraram  desde a primeira sala até a quadra. Todos eles colocaram um bigodinho de EVA para lembrar o bigode do professor, sempre muito engraçado. Foi uma homenagem linda, Nourival foi aplaudido por todo o trajeto e se emocionou”, descreve.

Pelas redes sociais, outros alunos e ex-alunos de Nourival se manifestaram. “Sempre agradeço por ter sido sua aluna. Um ótimo professor e uma grande pessoa!!!”, escreveu Fernanda Brune.

“Não tem palavras pra descrever o amor que eu tenho por esse ‘Paifessor’ “, declarou Alessandro Souza.

As ideias de Nourival que inspiraram a Oficina do Afeto foram retratadas num pequeno documentário de 15 minutos, publicado na página da escola Maria Penedo ano passado, que pode ser visto clicando aqui.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

2 horas atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

22 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

22 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás