Professor da Serra resgata história dos 93 anos do mercado da Vila Rubim

Compartilhe:
Luciano Ribeiro é professor de história e geografia Luciano Ribeiro e morador do bairro Morada de Laranjeiras. Foto: Divulgação

Principal mercado capixaba e referência de artesanato e cultura do Espírito Santo, o Mercado da Vila Rubim, que completa 93 anos, é fonte de pesquisa de dissertação de mestrado de um professor da Serra, que pretende transformar em livro todo esse levantamento histórico.

Segundo o professor de história e geografia Luciano Ribeiro, morador do bairro Morada de Laranjeiras e mestrando do Instituto Federal do Espirito Santo – IFES, a falta de bibliografia de um patrimônio histórico tão importante para o Estado foi um dos motivadores para a realização desse trabalho.

“Há pouco mais de 10 anos, ao realizar uma visita técnica com meus alunos na Vila Rubim para produção de uma amostra cultural, percebi uma grande dificuldade para encontrar bibliografias que contavam a história do mercado e sua importância socioeconômica e cultural para o Espirito Santo. Foi aí que percebi o quanto era importante levantarmos essa história para que não seja perdida com o passar dos anos”, contou.

Para o professor, em tempos em que os grandes hipermercados e empreendimentos comerciais ganham cada vez mais espaço na Grande Vitória, o resgate da história do Mercado da Vila Rubim é a possibilidade de contar, principalmente para os jovens, a história popular que se desenvolveu através do mercado e apontar para o Poder Público a necessidade de valorização e preservação dos patrimônios culturais, que além de representar a identidade capixaba, sempre foram protagonistas no desenvolvimento das Cidades.

“Eu quando criança ia sempre com pais na Vila Rubim, e me recordo bem do grande movimento de pessoas, sotaques distintos, cheiros de temperos variados e da grande diversidade cultural e religiosa que é característica do local. Vinham pessoas de toda Grande Vitória e interior comprar ou vender produtos e passar o dia por ali ouvindo os grupos de chorinho ou samba que se apresentavam ali. Essa história não pode ser perdida e a intenção é transformar posteriormente esse trabalho em livro, para que esteja disponível para a sociedade e contribuir com a formação de professores, pesquisadores e também poder contribuir com as práticas pedagógicas de alunos da rede pública e privada”, finalizou.

O trabalho de pesquisa vem sendo realizado pelo professor Luciano Ribeiro sob orientação da professora Dra Priscila Souza Chisté Leite, e está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espirito Santo, e tem previsão para publicação ainda este ano.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também