Produção industrial tem tímida recuperação, mas segue em baixa

Compartilhe:
a indústria de celulose foi a que teve maior queda: 18,2% no bimestre. Foto: Divulgação
Na indústria de transformação, a queda é puxada pela indústria de celulose, papel e produtos de papel e de metalurgia. Foto: Divulgação

A produção industrial capixaba apresentou uma tímida recuperação no mês de junho, crescendo 1% em comparação ao mês de maio. Apesar disso, a indústria segue com números negativos em relação a 2018. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho a produção retraiu 13,2% se comparado a junho de 2018.

O resultado negativo segue impulsionado pelo comportamento da indústria extrativa (segmento de minérios de ferro pelotizados ou sinterizados e óleos brutos de petróleo) com retração de 15,9%; além da indústria de transformação (-10,6%). Na indústria de transformação, a queda é puxada pelos setores de fabricação de celulose, papel e produtos de papel (celulose) (-30,4%) e de metalurgia, (-16,0%).

Em junho, o Espírito Santo foi o segundo estado pesquisado com maior queda na produção industrial, comparado a 2018, atrás apenas do Mato Grosso. Em maio, a produção capixaba foi a que apresentou a pior queda na produção industrial brasileira, e o mês foi o pior para o estado.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) analisa que o recuo do setor extrativo segue devido à redução da produção de minério de ferro/pellets nas plantas de Tubarão, em razão da parada para manutenção das usinas 1, 2, 3 e 4, acrescido do setor de petróleo e gás natural, que apresenta redução da produção de óleo e gás natural no Espírito Santo ao longo dos últimos meses, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também