Procon de olho em lojas por conta da Black Friday

Compartilhe:
Foto: Divulgação /Jansen Lube/PMS
A equipe de fiscalização do Procon vai percorrer os principais pontos comerciais da cidade para mapear os locais e monitorar os preços praticados. Foto: Divulgação /Jansen Lube/PMS

No dia 24 de novembro vai acontecer a sexta-feira de descontos, conhecida como Black Friday. Muita gente espera por essa data para poder comprar com descontos, mas para que a compra seja realmente vantajosa o Procon da Serra orienta os consumidores a monitorarem desde já os preços dos produtos.

Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 35% dos empresários brasileiros vão aderir à Black Friday 2017. Nos últimos anos, houve relatos de consumidores afirmando que os preços apresentados não estavam com ofertas reais. Mas só vai poder chegar à essa conclusão, orienta o Procon da Serra, o consumidor que souber o preço praticado nas semanas antes com aquele que será apresentado na Black Friday.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, disse para a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, que o recomendado é que a partir de agora o consumidor olhe, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, o preço daquilo que deseja adquirir e compare em pelo menos duas ou três lojas diferentes. 

Fiscais nas ruas

A partir desta semana, a equipe de fiscalização do Procon também vai percorrer os principais pontos comerciais da cidade para mapear os locais e monitorar os preços praticados. “Essa ação é para coibir as fraudes que possam vir a acontecer com falsos descontos”, disse Nívia.

Além disso, os fiscais também vão verificar e orientar sobre outras irregularidades, como falta de informações e a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Dicas:

– Desde agora, comece a comparar preços dos produtos em pelo menos duas ou três lojas diferentes.

– Conhecendo a média de preço do produto, fique atento se o desconto oferecido for muito alto. Observe se as mercadorias não são peças de mostruário, se não estão violadas, obsoletas ou encalhadas.

– Verifique se o site em que pretende realizar a compra é verdadeiro e confiável. Aproveite esse tempo antes e vasculhe todas as informações sobre a loja: se existe, seu endereço físico e o canal de relacionamento com o consumidor (telefone, e-mail). Verifique se já não existem muitas reclamações, como produto não entregue, entregue fora do prazo.

– Pergunte sobre a loja a amigos e familiares. Busque opiniões de quem já comprou no local.

– Tome conhecimento sobre sites que fazem comparativos de preços. Assim, no dia, você poderá usar essa ferramenta para facilitar na busca pelo melhor preço.

– Cuidado com e-mails de propaganda, que podem conter vírus e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço on-line, e não por meio de links duvidosos.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também