
Um morador de Planalto Serrano, na Serra, que estava lutando para anular uma dívida de água avaliada em R$ 2.191,00 relacionada a um imóvel que não era mais ocupado por ele, conseguiu resolver o impasse após procurar atendimento no Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O órgão é vinculado à Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, presidida pelo deputado Vandinho Leite (PSDB).
Durante o atendimento no Procon, o homem afirmou que a dívida pela qual estava sendo cobrado era de responsabilidade dos atuais proprietários do imóvel que foi vendido por ele em 2016. A instalação de água, no entanto, continuava em seu nome.
Depois de ter procurado, por diversas vezes, regularizar sua situação junto à Cesan, o homem decidiu tentar uma solução via Procon-Ales, o que acabou se confirmando, uma vez que a empresa reconheceu que a dívida era responsabilidade de quem estava ocupando a residência no período em que a medição do relógio foi feita, e não do proprietário anterior, mesmo ele sendo o titular das contas.
Com isso, foram excluídos todos os registros de débitos relacionados ao CPF do morador nos cadastros da Cesan. Enquanto presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, Vandinho considera o desdobramento desse caso mais uma vitória para o consumidor capixaba. “Se o consumidor tem como provar que está sendo cobrado indevidamente, ele deve, sim, buscar os seus direitos”, disse.
Leia também
Por fim, o deputado ressaltou que tanto a Comissão quanto o Procon-Ales estão à disposição de todos os cidadãos do Estado. “A nossa missão é justamente essa, fazer valer o direito de quem paga pelos serviços prestados pelas empresas. Não vai admitir nenhum tipo de abuso contra os consumidores”, finalizou.

