Neste domingo (05), a comunidade de Santiago, na Serra, celebra o ponto alto da tradicional Festa de São Benedito, com uma programação repleta de fé, cultura popular e manifestações folclóricas que fortalecem a identidade local.
A programação começa às 10h, com a procissão da imagem de São Benedito, saindo da Casa do Congo, reunindo devotos, fiéis e moradores da região. Em seguida, às 11h, será celebrada a missa festiva, momento de grande emoção e espiritualidade. Logo após, a comunidade participa de um almoço coletivo, marcado pelo clima de confraternização.
À tarde, a tradição se intensifica. A partir das 16h, acontece a chegada das bandas de congo convidadas, mantendo viva uma das expressões culturais mais fortes do Espírito Santo. Às 17h, será realizada a Fincada do Mastro, rito simbólico que reúne devotos em torno da fé e da ancestralidade.
Os festejos são realizados pela Associação das Bandas de Congo da Serra e pela Equipe da Comunidade Católica de São Benedito de Santiago, com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
Leia também
Para o secretário da pasta, Anderson Madeira, manter e valorizar as manifestações populares é essencial. “Respeitar as tradições e manifestações culturais do município é fortalecer a própria identidade cultural. Viva a festa do povo, viva a cultura e o encontro de gerações”, destacou.
A Festa de São Benedito é parte importante do calendário religioso e cultural do município e representa o encontro entre o sagrado, a cultura afro-brasileira e a valorização das raízes da comunidade serrana.
Programação
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, a programação do dia será a seguinte:
- 10h – Procissão com a imagem de São Benedito saindo da Casa do Congo
- 10h30 – Santa Missa com Padre Gilberto
- 12h – Almoço comunitário
- 13h – Roleta e Leilão
- 16h – Chegada das Bandas de Congo convidadas
- 17h – Fincada do Mastro de São Benedito
- 17h40 – Show com os Irmãos de Minas
- 19h – Show com Forró Remelexo

