PRF recupera em flagrante duas caminhonetes do golpe do OLX na Serra

Compartilhe:
golpe do OLX
golpe do OLX
O flagra foi feito pela PRF durante tentativa de aplicação do chamado golpe do OLX. Crédito: Divulgação

Duas caminhonetes foram recuperadas na última segunda-feira (20) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante ação realizada na rodovia na BR 101, na Serra.

O flagra foi feito durante tentativa de aplicação do chamado golpe do OLX. As abordagens ocorreram quase simultâneas na unidade da PRF na Serra Sede.

De acordo com a PRF, os veículos abordados estavam com condutores que não são os proprietários. Estes tinham acabado de entregar o veículo e supostamente receberam pela venda. No entanto, descobriram a tempo, avisaram à polícia, sendo possível as abordagens.

O golpe do falso intermediário tem se tornado cada vez mais comum na compra e venda de carros.

+ Projeto abre inscrição para oficina de grafite gratuita em bairro da Serra

Esse golpe na internet atinge ambos, vendedores e compradores de veículos, e consiste em fraudadores que se utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Os dois veículos, os verdadeiros proprietários e condutores flagrados no veículo foram conduzidos ao DPJ de Laranjeiras, para prosseguimento com investigação policial.

Como funciona o golpe e como evitar cair nele

Para cometer o crime, o fraudador entra em contato com o vendedor de um anúncio legítimo, pedindo mais informações do veículo e oferecendo uma oferta de negociação que parece mais complicada que o normal. Ele será a vítima número um.

O passo seguinte de golpe pela internet é a clonagem do anúncio: o fraudador cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo escolhido e faz oferta por um valor abaixo da média do mercado. Com um carro em condições desejáveis e valor baixo, é encontrada facilmente a segunda vítima, que é o comprador interessado no anúncio clonado.

Assim, ele marca com ambas as vítimas um dia, local e horário para ver o carro. Para o vendedor, o criminoso diz que o parente (ou funcionário, amigo, etc.) está indo ver o carro. Enquanto isso, o comprador acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. E ambas partes são instruídas a não falar de preço nessa visita, o que é uma característica típica do golpe do intermediário.

Com a visita feita, o fraudador fecha o negócio com o comprador e pede o pagamento em forma de depósito ou transferência. Logicamente, ele passa dados bancários próprios, mas que escondem sua verdadeira identidade. O comprador, achando que está pagando pelo veículo, faz o repasse para o criminoso.

A vítima só descobre que caiu no golpe do intermediário quando pede os documentos de transferência do carro. Em alguns casos, o fraudador até envia um comprovante falso de transferência bancária para o vendedor. Nessa hora, o vendedor se torna vítima por ser colocado sob suspeita, pois, aparentemente, recebeu o pagamento e não repassou o veículo.

Confira as dicas da OLX para se manter em segurança

  • Desconfie de ofertas muito boas, como um carro em excelente condições e valor abaixo do mercado. Acesse a tabela Fipe da OLX e confira o preço médio do modelo para garantir que está negociando com um vendedor real.
  • Dê preferência para anúncios com perfil verificado. Você pode se assegurar disso ao observar um “check” ao lado do nome do perfil. Esse tipo de anúncio foi verificado pela OLX com dados do anunciante. e os riscos de golpe são muito menores
  • Mantenha a negociação no chat da OLX para ter mais segurança contra o golpe do intermediário e qualquer outro. Dessa forma, podemos ajudar você e ter um histórico da negociação caso qualquer coisa dê errado
  • Não negocie com intermediários, dê preferência a negociar diretamente com o dono do veículo. Da mesma forma, se você for um vendedor, negocie apenas com o interessado no veículo, e recuse visitas de terceiros
  • Quando o comprador disser que fez o depósito para pagar pelo carro, certifique-se de que o dinheiro está em sua conta bancária e não transfira o veículo sem essa confirmação
  •  Suspeite de negociações que além de possuir terceiros, pedem sigilo acerca dos valores negociados entre as partes
  • Desconfie de histórias contadas pela outra pessoa da negociação acerca de valores que irá receber de uma rescisão no trabalho ou dívidas de amigos e familiares
  • No caso do comprador, confirme os dados e faça transferência apenas para a conta bancária do proprietário do veículo ou seu representante legal
  • Caso encontre um anúncio que parece estranho ou tenha feito uma negociação que gere suspeitas, basta iniciar uma denúncia, pelo botão “Denunciar”, localizado no anúncio ou no chat da OLX e relatar o que gerou a desconfiança,

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também